🎖️ CHÁ DE MORINGA 🍵- INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

cha de moringa oleifera

cha de moringaNo Brasil vem aumentando, mesmo que lentamente, o consumo da moringa. Essa planta mostra incríveis índices nutricionais, revelando a sua eficácia no tratamento de diversas doenças.

O seu cultivo está se transformando comum no centro-oeste do país, e já se transformou em instrumento de estudo de diversos profissionais. Pois, promete curar inflamações, dores nas articulações, disfunções gástricas, cânceres e até o Alzheimer.

Por isso, tomar o chá de moringa está se tornando um hábito para os brasileiros principalmente para ter o efeito emagrecedor que a planta oferta.

Porém, nem tudo são flores! o consumo exagerado da moringa oleífera pode trazer riscos à saúde causando dores e incômodos.

Quer conhecer os benefícios do chá de moringa e contra indicações? Então acompanha a matéria até o final!

O QUE É A MORINGA?

A moringa, também conhecida como moringa oleífera, acácia-branca, muringa é uma planta arbórea que pertence às angiospermas. Originária da Ásia, ela é a mais cultivada em todo o mundo dentre as suas treze espécies da família Moringacea.

Por mais que seja comum na Índia essa planta ganhou moradia em diversos locais do mundo, por conta da crendice que os indianos associavam a ela. Dizem que ela cura mais de trezentas doenças.

Crendice ou não, é notório os efeitos da moringa para o uso humano. A árvore chega ao tamanho máximo de doze metros em apenas três anos e pode ser cultivada em regiões secas de semiárido e em solos pobres em nutrientes.

Da planta tudo pode ser aproveitado. A sua raiz serve para conter e amenizar a deterioração do solo causado pela ação da chuva e do sol, ou seja, a erosão. As folhas podem ser adicionadas a alimentação e humanos e a de animais, sendo uma das plantas mais ricas em nutrientes.

Leia Também:  Biscoitos de doce de leite - uma receita de dar água na boca

Caule é usado na fabricação de folhas de papel, as sementes têm inúmeras utilidades, desde a fabricação do óleo de ben, até a decantação da água. Já as flores são usadas na feitura de produtos cosméticos e perfumes. A vagem serve de alimento.

Além disso as folhas, sementes, raiz e fruto servem para a suplementação alimentar de diversas pessoas, incluindo indivíduos que sofrem com a fome e desnutrição em países carentes e certas doenças.

A moringa traz diversos benefícios para a saúde por conta da sua composição nutricional.

MORINGA OLEÍFERA – VALOR NUTRICIONAL

Os benefícios da moringa são diversos, porque ela possui um valor nutricional único em toda a natureza, por isso ela pode ser considerada um “super alimento”.

A moringa oleífera conta com cerca de noventa e dois nutrientes, dentre eles você pode encontrar aminoácidos, antioxidantes, anti-inflamatórios potentes, vitaminas e sais minerais. Essas substâncias são essenciais para que o nosso corpo esteja funcionando corretamente, elevando a saúde.

Os aminoácidos que a moringa disponibiliza são importantes por que eles regulam o metabolismo, liberando na medida cerca os hormônios, que causam uma melhor regeneração das células musculares. Ajudam no crescimento do músculo, dão maior disposição no momento de treinos físicos e são excelentes para regularizar o sistema digestivo.

moringa valor nutricionalOs aminoácidos são a constituição das proteínas, e a moringa por conter uma quantidade grande e variada de proteínas é considerada a carne verde. Sendo uma fonte riquíssima para aqueles que não consomem carne, tornando-se a nova planta favorita dos veganos e vegetarianos.

Dos aminoácidos que precisamos para o nosso corpo, a moringa oferta dezoito. Dentre esses o nosso corpo produz naturalmente somente nove, os outros podemos encontrar em uma única planta a moringa oleífera.

Leia Também:  Chá de Moringa: Super chá da vida e seus benefícios

Os antioxidantes que encontramos na árvore moringa são responsáveis pela restauração celular, eliminação das toxinas que o oxigênio produz naturalmente. Ter uma dieta rica em antioxidantes significa possuir uma pele hidratada e com aspecto jovial, uma melhor memória e facilidade de aprendizado, maior disposição, cabelos fortes e sedosos, assim como as unhas. Os antioxidantes auxiliam na prevenção de doenças cardíacas, neurodegenerativas, hepáticas e pulmonares.

Por conta das vitaminas e os sais minerais fica a função de melhorar todos os aspectos da saúde, regulação do intestino, aceleramento do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção e cura de diversas doenças.

Sabemos que a moringa possui uma quantidade variada de componentes distintos, porém não é somente isso. Cada nutriente apresentado a planta moringa oferta em grandes quantidades.

Ela oferta mais cálcio que o leite, mais potássio que a banana, mais vitamina A que a cenoura. Ou seja, adiciona-la a sua dieta é alavancar a saúde.

CHÁ DE MORINGA

cha de moringa beneficiosUma das formas de usufruir da moringa é tomando diariamente o seu chá, e isso está se tornando uma febre. Como foi visto ela traz diversos benefícios para a saúde.

O chá de moringa pode ser feito com 500 ml de água e 50 mililitros de moringa e mel de abelha.

Em uma panela com a água, adicione a moringa e deixe ferver por 10 minutos. Esfrie e coe. Para adoçar adicione o mel. Já pode ingerir.

Com essa quantidade você pode usufruir de todos os benefícios da moringa sem correr riscos.

CHÁ DE MORINGA E CONTRA INDICAÇÕES DE CONSUMO

“Tudo de mais é veneno”, sim essa frase também se aplica ao consumo do chá de moringa. Quando há exageros ela pode trazer algumas complicações, e ela não é indicada para qualquer pessoa.

Leia Também:  🎖️ MURINGA OLEÍFERA 🌿- BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES

Por possuir uma grande quantidade de cálcio o excesso da ingestão do chá de moringa pode levar ao cálculo renal, trazendo diversas dores; problemas estomacais, diarréia, úlcera, ânsia e vômitos, e dores de cabeça, esses são alguns sintomas que a ingestão da moringa com exagero pode causar.

cha de moringa oleiferaAlém desses sintomas, ela pode ocasionar uma doença que é o oposto da anemia. No qual quantidade de glóbulos vermelhos no sangue sobe muito trazendo complicações e é necessário tratamento imediato.

O ideal é que por semana se tome um punhado de folhas de moringa, nunca mais que isso.

Pessoas que tomam remédios controlados devem consultar um especialista a fim de averiguar se não terá complicações com o consumo da moringa. Gestantes devem tomar muito cuidado com a moringa oleífera, pois a planta possui propriedades que podem levar ao aborto.

A moringa ajuda na produção de leite materno, porém mesmo após o parto o consumo da planta ou do chá de moringa deve possui o aval de um especialista, consulte o seu médico e se necessário faça alguns exames para confirmar a possibilidade de beber o chá de moringa.

Para as demais pessoas o cuidado deve ser apenas no exagero.

CHÁ DE MORINGA CONTRA INDICAÇÕES PARA UM CONSUMO SEGURO

Para um consumo seguro da moringa, usufruindo assim de todos os bens que ela pode levar a sua saúde é necessário analisar se a moringa oleífera pode ser adaptada a sua rotina e particularidades.

Se prevenir de doenças, melhorar a condição da sua saúde, evitar as doenças e amenizar dores e o efeito da velhice é possível com porções da árvore moringa oleífera.

A planta moringa é conhecida como a árvore da vida ou planta milagrosa. Se for usá-la, antes passe por uma avaliação médica, assim você poderá usufruir dessa magnífica obra da natureza sem riscos.

Deixe um comentário