Moringa: para que serve?
Esta cada vez mais comum pessoas usarem o tratamento natural como uma forma curar doenças e até mesmo se prevenir delas, por isso há uma grande massa de informação de chás milagreiros que eliminam as impurezas do corpo, emagrecem e deixam você saudável, sopas detox, plantas que são a cura das doenças mais improváveis. Na verdade, muitas dessas coisas que vemos na internet são balela ou um exagero.
Porém a moringa não é somente uma planta com a funcionalidade comprovada por estudos científicos, como ainda é alvo de diversas análises acerca dos seus benefícios no uso medicinal.
Ela não faz milagre não! O que ela é capaz de fazer é adicionar na sua rotina as quantidades necessárias de nutrientes que melhoram sua saúde e que podem curar e prevenir enfermidades. Além da sua função nutricional, a moringa vem acompanhada de outras diversas finalidades.
Quer saber mais sobre essa fantástica planta? Então confere mais sobre a moringa oleífera para que serve e os seus benefícios para a saúde.
Navegue pelo conteúdo
O que é a Moringa Oleífera?
A planta moringa oleífera é originária da Ásia, porém pode ser encontrada comumente também no continente africano, é uma das treze espécies da família Moringacea sendo a mais cultivada no mundo inteiro. Na Índia é tida como a planta milagrosa ou a árvore da vida, e atribuem a ela a cura de mais de trezentas doenças diferentes. Lá, o seu uso é comum na alimentação de camponeses e de animais, inclusive é o ingrediente principal de um prato típico indiano.
Na África o seu uso tem uma potencialidade maior. Por conter diversos nutrientes e em grandes quantidades, a moringa oleífera é usada em ações sociais que visam a erradicação da desnutrição e fome mundial. Muitas famílias recebem uma muda de moringa e são instruídas quanto ao seu uso na alimentação e na medicina. Tornando possível a saída de milhares de famílias carentes do estado de desnutrição. A moringa ainda apresenta outra característica impressionante é que em suas sementes é possível purificar a água através da decantação, melhorando até 99% possibilitado o consumo.
Descrição da Moringa
A moringa oleífera é uma árvore de porte pequeno a médio, com a estatura máxima de 12 metros, tem um crescimento acelerado e chega ao limite aos três anos, assim como a sua maturidade. É uma angiosperma, pois ela possui flores e frutos, na moringa os seus frutos são em forma de vagem, protegendo as sementes. Essas vagens surgem depois de um ano após o plantio da árvore. É comum que ela seja podada na altura de um metro e meio, assim o recolhimento das suas folhas e frutos é mais facilitado.
As suas flores possuem uma cor de bege, amarelo claro e branco, possui um aroma muito característico dela, inclusive é a base de perfumes de grife a base de moringa.
Para que serve a Moringa?
Essa é uma das plantas com maior utilidade humana, vamos citar algumas das suas utilizações em vários ramos do comércio e da indústria, assim como, no manuseio comum.
Criação de animais
Na criação de animais as folhas de moringa são utilizadas para alimentação e no tratamento de doenças, principalmente causadas por microrganismo, como os fungos e bactérias, e inflamações. Animais como galinhas, coelhos, pássaros de criação, vacas, cabras e ovelhas, porcos e cavalos são os maiores beneficiários da moringa.
Com essa alimentação, essa incrível planta melhora a qualidade da carne, e evita com que os bichos adoeçam com maior frequência.
Industria de fibra têxtil
Uma das qualidades mais notórias da moringa é que todas as suas partes podem ser aproveitadas. E a sua madeira não fica de fora! Por ter um plantio de baixo custo e com um crescimento acelerado, a madeira da moringa é o insumo perfeito para a extração da fibra têxtil, e a partir dela temos o papel.
Industria cosmética
O uso da moringa no meio cosmético é impressionante. A folhas de moringa possuem um acúmulo de vitamina A e vários antioxidantes, permitindo que ela regenere a pele e combata os efeitos causados pela velhice. O que fomenta na sua utilização em cremes anti-idade e hidratante corporais.
Além da pele, a moringa ajuda na manutenção dos cabelos, deixando os mais fortes, resistentes a queda e com mais brilho, amenizando até os maus tratos químicos. Além disso ela serve como esfoliante para o couro cabeludo, evitando caspas e inflamações no casco da cabeça. Então, é possível encontrar os insumos da moringa oleífera em shampoos, cremes de pentear, máscaras de tratamento, condicionadores e em óleo. Para as madeixas, o óleo de moringa é tão benefício quanto o óleo de argan.
Emagrecimento
O chá de moringa é o queridinho da atualidade para quem deseja emagrecer, isso por que possui uma quantidade ideal de antioxidantes, vitaminas e aminoácidos que são responsáveis pelo funcionamento metabólico. Assim quando adicionamos eles às nossas refeições diárias o nosso corpo começa a acelerar na queima de calorias, gerando mais energia.
Além do chá, a ingestão de uma salada com folhas, flores, sementes, vagens ou raiz da moringa oferece um controle da fome, pois possui fibras que ajudam na saciedade e reduzem a vontade de comer doces. Dá mais disposição, o que contribui na queima de calorias, e permitindo maior pique em treinos e exercícios. Ajuda na retenção de líquidos, que leva ao inchaço, visto principalmente em mulheres que estão no período menstrual ou na menopausa.
Por ser diurética e ter antioxidantes elimina mais rápido as impurezas do organismo, tendo a função de detox. Ela também melhora na saúde mental reduzindo as chances de ansiedade e depressão, assim como o estresse. E auxilia no crescimento da libido e no desempenho sexual.
Saúde e nutrição
Como vimos, a moringa tem um papel fundamental na nutrição tirando pessoas da situação de fome. Isso por que ela possui quase cem nutrientes diferentes em sua composição, e todos são vistos nela em grandes quantidades, permitindo que o corpo funcione de maneira plena e satisfatória.
Na moringa são encontrados antioxidantes que são responsáveis por eliminar os radicais livres que levam ao envelhecimento e morte das células, assim como a sua restauração. Melhorando os órgãos internos como o coração amenizando quadros de hipertensão, pulmão, rins e fígado. Restaurando os neurônios tratando e curando doenças que afetam o cérebro como o Alzheimer e outras demências.
Possui também aminoácidos que melhoram o ganho de massa muscular e o intestino.