🎖️ ERVA MORINGA 🌿- SAIBA TUDO SOBRE A MORINGA OLEÍFERA

erva moringa oleifera

erva moringaA moringa é uma erva sensacional que ajuda no tratamento de diversas doenças, pois possui uma quantidade considerável de nutrientes e propriedades anti-inflamatória.

Também conhecida como muringa, acácia branca, cedro, morangue, moringueiro, quiabo de quina. Seu nome científico é moringa oleífera ou moringa oleifera.

E justamente por sua capacidade nutricional, ela é tão conhecida, ao menos no exterior. Aqui no Brasil ainda ouve-se pouco da erva moringa. Porém ela ganha um grande status no mundo, como a “árvore da vida”, “planta milagrosa” e o caminho para erradicação da fome no mundo.

MORINGA OLEÍFERA OU ERVA MORINGA – DEFINIÇÃO

erva moringa benefíciosA árvore moringa é original da Índia e seu uso por lá é muito comum, segundo os indianos a moringa pode tratar até trezentas doenças diferentes, desde a dores de cabeça até a recuperação de um AVC.

Além da Índia pode ser encontrando a moringa oleífera na África. Essa planta é uma das treze espécies de moringa. Ela chega ao seu auge aos doze metros com apenas três anos. Pode ser cultivada em vários tipos de terreno incluindo os semi áridos, desérticos e pobres de nutrientes, além de suportar longos períodos sem água.

É uma angiosperma e as sementes são cobertas por uma camada de proteção, ou seja, os frutos. No seu caso são vagens muito similares a de feijão.

Da planta moringa tudo se aproveita, e o seu replantio é de baixo custo e acontece bem rápido. Além do proveito na medicina, ela ainda pode ser utilizada para reter os efeitos da erosão ao solo e a purificação da água, eliminando até 99% das impurezas. Isso porque ela possui propriedades que juntam as bactérias e o barro em um só local, levando o sujo para o fundo. Esse processo ocorre em um tempo médio de noventa minutos.

MORINGA É USADA PARA ERRADICAR A FOME

Com o intuito de amenizar ou até anular a crise mundial que leva milhares de pessoas a extrema fome, criou-se um projeto de suplementação alimentar de baixo custo e acessível para todos.

Leia Também:  Ovulação e fertilidade - Passo a passo

E como a moringa oleífera é uma erva que apresenta um forte valor nutricional, é usada como a fórmula perfeita para diminuir o sofrimento de vária famílias, levando saúde e melhorando as suas condições de vida.

Na África, as pessoas são educadas para a utilização da erva moringa e são agraciadas como um muda para o cultivo próprio, levando uma quantidade maravilhosa de nutrientes para a suas refeições diárias. Além da África, países asiáticos como a Filipinas fazem parte desse projeto.

Ela se adequa perfeitamente às condições climáticas quentes, sendo possível ser plantada em diversos locais do continente africano, inclusive existe registro da planta moringa no deserto.

Rápida no seu desenvolvimento, a moringa oleifera se torna altamente sustentável, e mostra prontamente o seu auxílio na utilização humana.

Além do objetivo nutricional, a moringa é usada como uma planta medicinal e é adotada por médicos voluntários da região. Curando doenças estomacais, inflamações, dores de cabeça, melhorando o funcionamento do organismo e outros.

A purificação da água potável também é uma das muitas utilidades da moringa oleífera.

MORINGA OLEÍFERA PARA A PURIFICAÇÃO DE ÁGUA

 Como citado, a moringa é utilizada para a purificação de água barrenta, decantando a água, a transformando em potável e propícia para o consumo.

Depois da semente passar por um processo chamado maceragem, cerca de três delas são postas em um litro d’água e as partículas da moringa atraem a argila alguns detrimentos e bactéria para o fundo, tornando a água limpa e clara. Esse processo dura cerca de noventa minutos e melhora até 99% da qualidade da água.

Quanto maior for o tempo de decantação melhor serão os resultados de purificação da água. Há estudos que procuram substituir a forma de purificar a água que é usada na atualidade pelo o uso da moringa oleífera.

Hoje esse tratamento é feito através de um composto de alumínio, no qual após a decantação produz uma espécie de lodo que é nociva a natureza caso o seu descarte seja feito de modo incorreto. Diferente da planta moringa, que produz uma solução orgânica que pode ser facilmente descartado na natureza sem nenhum dano, por que pode se decompor normalmente.

Essa purificação da água seria ideal para os estados brasileiros do Norte e do Nordeste que são os que sofrem comumente com a seca e a escassez de água potável.

erva moringa oleifera

MORINGA OLEÍFERA E O TRATAMENTO DE DOENÇAS

Por sua composição rica ele pode ajudar no tratamento e na prevenção de diversas doenças.

Leia Também:  4 Passos para transformar a leitura da bíblia em um hábito diário

Confere algumas doenças que podem ser evitadas e tratadas com a utilização da moringa:

DOENÇAS CORONÁRIAS

Para aqueles que tem problemas no coração, hipertensão, colesterol alto, a moringa é uma ótima opção a ser adicionada nas refeições. Isso por que ela possui substâncias que ajudam na regularização.

Possui zinco que auxilia na absorção do sódio, a vitamina A e outros antioxidantes reduz a morte das células dessa região, restaurando o bom funcionamento, reduz o espessamento das artérias facilitando a passagem de sangue pelo coração.

OBESIDADE

Além do coração a moringa possibilita para os obesos a perda de peso. Isso por que ela ativa o metabolismo por conta das suas vitaminas e dos antioxidantes e aminoácidos. Assim o corpo começa a queimar mais calorias.

Por sua função dietética ela diminui a vontade de comer doces e outros carboidratos, promove uma sensação mais duradoura de saciedade e evitando, assim, comer constantemente. Além de evitar os picos de glicose que forçam o nosso corpo a armazenar gordura quando ingerimos mais carboidratos do que queimamos. Outro ponto em que a moringa oleífera ajuda no emagrecimento é que ela oferece mais ânimo e disposição.

Isso acontece por causa dos hormônios que são estimulados quando o nosso metabolismo funciona normalmente. A tireoide libera certos neurotransmissores que ajustam o nosso corpo e dão a sensação de bem-estar, disposição, a libido e outros.  Melhorando os resultados sobre treinamentos e práticas de esportes.

DIABÉTICOS

Para quem sofre com as limitações da diabetes pode ter uma ajuda a partir dos benefícios da erva moringa.

Essa erva permite a redução dos picos de insulina causados pelo consumo abusivo de carboidratos. Isso por que o zinco que a moringa contém produz uma insulina de melhor qualidade, evitando assim esses picos.

Por ser diurética elimina rapidamente as toxinas do corpo pela urina, estimula os rins e aumenta o nível de hemoglobina do sangue assim como a quantidade de proteínas do corpo.

DOENÇAS PULMONARES E RESPIRATÓRIAS

Assim como ameniza a pressão do coração, a moringa também regula a pressão pulmonar, melhorando a circulação de sangue pelos vasos pulmonares.

Além disso ajuda na regeneração dos pulmões por conta de alguma inflamação ou trauma sofrido. Como é ótima para alívio de inflamações, a bronquite asmática, asmas e alergias são rapidamente controladas e amenizadas com o consumo da planta moringa, aumentando a intolerância. Em alguns casos ela pode suspender permanentemente as alergias.

Leia Também:  🎖️ ÁRVORE MORINGA 🌿 - BENEFÍCIOS DA PLANTA PARA A MEDICINA

DOENÇAS CALCIFORMES

Dispõe de uma quantidade surpreendente de cálcio que permite um fortalecimento rápido e prolongado dos ossos. Principalmente em mulheres na menopausa e gravidez.

As mulheres perdem mais cálcio que os homens por conta da gestação, por isso repor esse cálcio perdido é necessário para evitar o desenvolvimento de doenças ósseas.

A moringa também pode reduzir as dores nas articulações e as lesões causadas por tendinite. Além de ajudar nas dores causadas pela artrite, artrose, osteoporose e disco de hérnia. O grande causador das dores que essas doenças provocam estão por conta de inflamação, e como a moringa possui diversos anti-inflamatórios poderosos ela ameniza as dores sem causar outros danos, como é comum acontecer quando tomamos medicamentos.

DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS

Os antioxidantes, assim como os aminoácidos auxiliam na retardação dos efeitos da idade no cérebro. É muito comum a perda de memória e a qualidade do raciocínio com o passar do tempo por conta dos neurônios que morrem e o corpo não repõem na mesma proporção.

Em alguns casos essa ação do tempo pode trazer à tona doenças genéticas como algumas demências, amnésia e até mesmo o Alzheimer. Mas com uma boa alimentação e a adição de alguns elementos chave nas refeições podem atrasar esses efeitos prevenindo-os e até curando-os.

Outros benefícios podem ser alcançados através da moringa como a regeneração da pele, cicatrização mais rápida, qualidade da pele e dos cabelos, aumento do sistema imunológico, melhora no quadro de anemias e alguns cânceres. Traz uma qualidade mental maior, evitando a ansiedade, estresse e até a depressão.

Doenças estomacais causadas por microrganismo também são barradas com o consumo da moringa.

ERVA MORINGA É A SOLUÇÃO PARA DIVERSOS MALES

Como é uma planta completa, a moringa oleífera é uma ótima opção para elevar a saúde. Pois, ela serve como tratamento para diversas enfermidades, na prevenção e leva a cura de várias doenças. O seu consumo não é nocivo ao ser humano e traz danos quase ínfimos em comparação a ingestão de medicamentos, que quase sempre nos deixam doentes após longos tratamentos.

A erva moringa tem um grande potencial para ajudar-nos, não somente no combate a fome, mas como a erradicação de outras doenças graves como o câncer e o Alzheimer. Além disso, a moringa oleífera pode melhorar a vida de pessoas soro positivo, diabéticos e hipertensos.

Trazendo resultados notórios na suplementação alimentar, e no trato de obesos. Planta moringa é um presente da natureza levando qualidade de vida em vários parâmetros para nós!

Deixe um comentário