🎖️ MORINGA OLEÍFERA MUDAS – COMO PLANTAR E CULTIVAR 🌿

oleifera mudas

Os super alimentos hoje são uma solução viável para tratamentos médicos na cura de diversas doenças e até mesmo na prevenção, e em cada lugar do mundo há-se um dito super alimento. Aqui temos a jaca, mas, uma que se destaca entre as demais e vem da Índia é a moringa oleífera.

A árvore moringa não é uma planta comum, é um dos produtos da natureza que tem mais utilidade para o uso humano. É comumente ingerida por aqueles que buscam uma saúde impecável, porém, não é usada somente para isso. Além do auxílio na saúde, a moringa oleífera é usada como forma de uma suplementação alimentar, pois possui diversos insumo e em grandes quantidades, tirando milhares de pessoas da situação de desnutrição. A árvore moringa oleífera também é usada para a purificação da água, alimentação de animais, fabricação de cosméticos, papel e raro óleo do ben ou na criação de abelhas. Enfim tem diversas finalidades para o homem.

As mudas de moringa são plantadas em locais que tenham um clima árido, semi-árido, tropical e subtropical. Se adaptam bem a climas quentes e solos pobres, têm um crescimento acelerado e rapidamente começam a oferecer frutos.

oleifera mudas

MORINGA OLEÍFERA MUDAS – DESCRIÇÃO

moringa oleifera mudasA planta moringa é uma arbórea angiosperma com altura máxima de doze metros, a sua média é entre seis e dez metros de altura, atinge a sua máxima com três anos e em um ano chega aos seus três metros de altura. Sua muda apresenta cerca de vinte centímetros e em apenas um ano surgem as suas primeiras sementes.

Leia Também:  Truques de limpeza de forno mais loucos que realmente funcionam

Como é uma angiosperma possui flores e frutos, no seu caso os frutos são vagens que guardam as sementes até a sua maturação. As suas vagens são alimentos naturais de diversas aves e macacos da sua região de origem, a Índia.

Possui um tronco de largura fina a média e com a casca branca acinzentada escuro, sendo conhecida também como acácia branca. Flora durante todo o ano sendo o alimento perfeito para as abelhas.

É uma das treze espécies da família Moringacea, sendo a mais cultivada no mundo. Na índia suas partes são usadas como base de remédios e ingredientes para pratos típicos dos camponeses. Além de fazer parte da refeição tem uma simbologia o que tornou-a conhecida como a “árvore da vida”.

FORMA DE CONSUMO E CAPACIDADE NUTRITIVA

moringa oleífera mudas comprarComo nela tudo pode ser consumido, há diversas formas de consumi-la. Enquanto muda, a suas raízes tem um imenso poder anti-inflamatório e uma grande fonte de cálcio, também é utilizada como antifúngico, antimicrobiano e anti bacteriano, porém quando chega a maturidade as raízes da árvore moringa resseca e não é possível comê-la. Ela tem um gosto picante similar ao agrião e quando cozida pode ser adicionada em saladas.

Porém a raiz da moringa em grandes quantidades pode ser tóxica e possui substâncias abortivas, por isso não é recomendada em nenhuma circunstância para mulheres grávidas. Porém, suas raízes podem auxiliar na produção de leite materno tornando-o mais rico.

Leia Também:  Quais os benefícios do Moringa? Saiba porque consumir

As folhas, vagem e flores podem ser adicionada comumente na alimentação. As folhas podem substituir a alface, por possuir uma grande quantidade de fibras dão uma sensação de saciedade, podem ser levemente cozidas e servir de tempero no preparo de alimentos como carnes e sopas. As flores podem ser cozidas e posta nos alimentos. Crua devem ser lavadas e adicionadas em sucos, vitaminas, iogurte e sorvetes. As vagens de moringa são cozidas e comidas da mesma forma que as vagens de feijão, inclusive o sabor é bem similar.

A sua composição nutritiva da moringa oleífera é enorme possui mais de noventa nutrientes, mais de quarenta antioxidantes, mais de trinta anti-inflamatórios e dezoito aminoácidos importantes para o corpo, além disso dessa quantidade de aminoácidos o nosso organismo produz somente a metade, o restante é encontrados nos alimentos.

Assim a folha da moringa estando fresca possui mais vitaminas A e C que a cenoura e laranja cerca de quatro vezes mais, nela podemos encontrar mais potássio, ferro e cálcio que a banana, o espinafre a o leite da vaca, três, quatro e três vezes mais respectivamente. Ela possui uma quantidade incrível de proteínas que a carne vermelha chega até dez vezes mais. Tornando-a conhecida como a carne verde uma fonte alternativa de proteínas e fibras para os veganos e vegetarianos.

outro ponto interessante na utilização da moringa é que as suas sementes podem purificar a água, cerca de três sementes limpa um litro d’água no período de no mínimo noventa minutos, ela chega a limpar 99% da água, levando as impurezas como bactérias e a argila para o fundo, tornando a água barrenta em potável límpida e transparente.

ONDE ENCONTRAR A MORINGA OLEÍFERA MUDA?

A moringa oleífera muda chegou ao território brasileiro mais ou menos a quarenta anos atrás e foi implantada no sertão nordestino, porém podemos encontrá-la também na região Centro-oeste. Hoje é estudado formas de a planta moringa ser usada na alimentação de creches e escolas carentes a fim de evitar a desnutrição, e na purificação de poços possibilitando a população ter água potável sem necessitar do abastecimento por meio de carros pipas.

Leia Também:  Regras que toda pessoa de teatro deve seguir - você conhece todas elas?

A moringa oleífera muda pode ser encontrada em lojas especializadas de tratamentos medicinais, áreas de botânica em universidades públicas e pela internet.

O seu preço é bastante variante pode ser entre R$ 45,00 até R$ 600,00, normalmente é cobrado frete para fazer a entrega da moringa oleífera muda. As sementes podem ser adquiridas de modo gratuito através de projetos que incentivam o plantio de moringa, porém você irá esperar vários meses até que ela se transforme em muda. Depois do período de um ano as suas sementes podem ser plantas para gerar novas árvores. Ela deve ser podada quando chegar ao tamanho de um metro e meio facilitando o recolhimento de suas folhas, flores e frutos.

TENHA UMA MORINGA OLEÍFERA MUDA NA SUA CASA

Seja com o chá da moringa, o pó triturado das folhas, as partes da árvore moringa você pode adicionar na sua alimentação levando mais conforto saúde e qualidade de vida com as magníficas propriedades desse presente da natureza.

Ter uma moringa oleífera muda no seu quintal ou jardim é poder levar os benefícios dela para a sua família e quem sabe até a sua vizinhança. Uma árvore adulta sustenta até dez famílias. Pode ter um custo um pouco salgado, porém é garantia de bem-estar e de muita saúde.

Deixe um comentário