Árvore Moringa: benefícios da planta para medicina
Com o título de “árvore que pode acabar com a fome” ou “planta milagrosa” a moringa oleifera é uma das plantas que mais se destacam atualmente por conta do seu valor nutricional.
Ela está presente na maioria das ações medicinais alternativas na Índia e países no continente africano, além de ser usada como suplementação para pessoas que vivem em condição de extrema fome. Sendo a base da alimentação desses indivíduos, pois possui baixos custos na plantação crescendo em solos muito pobres, além de se desenvolver em uma rápida velocidade.
A Moringa vem sendo alvo de intensos estudos não somente por sua capacidade nutricional, mas por ter diversas utilidades e nos mais diferentes segmentos. E hoje a planta é a queridinha entre os nutricionistas principalmente quando é usada para o tratamento de obesidade, diabetes e hipertensão.
Conhecida mundialmente, ainda tem pouco destaque no nosso país, e por isso o seu conteúdo é geralmente importado chegando no Brasil por valores absurdos. Quer saber mais sobre a árvore moringa? Então acompanhe a matéria até o final e se surpreenda com a potência dessa planta.
Navegue pelo conteúdo
- Descrição da árvore Moringa
- Utilização da árvore Moringa
- A utilização da Moringa Oleífera para a alimentação
- A utilização da Moringa Oleífera para a medicina
- Doenças e sintomas tratadas a partir do consumo da árvore Moringa
- Dores inflamatórias
- Doenças cardíacas e pulmonares
- Doenças por bactérias e microrganismos
- Tratamento de alergias
- Tratamento contra obesidade
- Árvore Moringa, o presente da natureza
Descrição da árvore Moringa
A árvore moringa vem da família Moringaceae é uma das treze espécies dessa família, sendo especificamente a Moringa Oleifera.
Apesar do nome científico, a moringa é comumente conhecida por cedro, acácia-branca, moxingo, moringueiro e quiabo-de-quina.
Não apresenta um porte muito robusto o que propicia no seu crescimento acelerado, podendo chegar em 3 anos a sua altura máxima que é de cerca de doze metros. A árvore moringa oleifera é a mais cultivada dentre a sua espécie, justamente por sua constituição e diversas finalidades.
O seu plantio pode ser feito em áreas secas e de solo pobre em regiões áridas, semiáridas e até desérticas.
Na moringa há um alto índice de seu aproveitamento, pois sua raiz, semente, folhas, flores e vagem são utilizadas.
Utilização da árvore Moringa
É uma das plantas que mais trazem utilidades ao ser humano, isso por que a sua raiz pode ser usada na suplementação de alimentos, tem efeitos abortivos e funciona como um método de retenção da erosão do solo.
As suas folhas podem ser moídas e com o pó servir de suplemento, as folhas podem ser ingeridas por seres humanos e por animais, além de ser usada como forragem.
As sementes passam por um processo e dela é extraído o óleo, assim como o pó da semente, que é utilizado como forma de conter cânceres na medicina alternativa. O óleo da moringa também pode ser utilizado como tinta para pinturas artísticas, para a manutenção de maquinários, ou como loção.
A vagem pode ser consumida para a absorção dos seus componentes nutricionais.
As suas flores possuem uma fragrância agradável, assim como a sua composição é funcional para o tratamento do cabelo e da pele o que a torna um produto muito utilizado em produtos cosméticos. Por ter flores o ano inteiro a moringa é um dos alimento das abelhas, onde o mel produzido indiretamente por ela possui mais componentes benéficos sendo muito procurado e valorizado elevando o seu preço.
Até a sua madeira tem uma utilidade. Ela é usada para a confecção de papéis e materiais que utilizam fibra têxtil.
Além disso através dela é feita uma solução que melhora a condição da água poluída purificando-a em até 99%. Isso por que ela atrai argila e bactérias levando as para o fundo, fazendo assim as bactérias e as impurezas se decantarem. Essa purificação não leva mais do que algumas horas.
A utilização da Moringa Oleífera para a alimentação
Essa plantinha magnífica tem um incrível capacidade nutritiva que surpreende não somente pela sua variedade, como também por sua quantidade acumulada e cada substância.
Ela é utilizada para combater a fome e muitos países fazem a distribuição das suas mudas para o plantio caseiro, possibilitando assim que a população de menores condições possam usufruir de seus benefícios.
Ela pode ser cozida, ingerida por infusão, farinha e até cápsulas. Possui um sabor meio picante similar ao agrião e suas sementes lembram o gosto do grão-de-bico. A raiz pode ser ingerida enquanto a planta for jovem, pois é suculenta, porém depois de adulta a raiz seca e fica inviável o seu consumo.
Tem uma composição nutricional muito grande, possuindo uma quantidade de insumos muito maior do que podemos encontrar nos vegetais e frutas comuns do Brasil. Por exemplo, possui três vezes mais ferro que o espinafre, mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que o leite de vaca, mais vitamina A que a cenoura, além de sais minerais como o zinco, o magnésio, potássio e possui todos os aminoácidos que são essenciais para o corpo e até aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo.
Ou seja, o consumo da moringa oleífera permite um aumento muito grande no consumo e nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do nosso organismo se apresentando vantajosa, pois por ser encontrado tudo isso em uma mesma árvore.
A utilização da Moringa Oleífera para a medicina
Quando adicionamos a árvore da moringa em nossa alimentação diária aumentamos as nossas expectativas de uma melhor saúde, servindo de tratamento, retardamento e prevenção de doenças.
Ela é muito utilizada no tratamento de doenças por meio da medicina alternativa, porém vem sendo objeto de estudo em diversificadas áreas e há pesquisas que comprovam o efeito funcional em casos de alguns cânceres e no Alzheimer, assim como o tratamento da diabetes e de anemias.
Os seus benefícios vão muito além dessas doenças. Prevenindo desde resfriados até um infarto ou problemas neurológicos.
Doenças e sintomas tratadas a partir do consumo da árvore Moringa
Segue abaixo algumas doenças que poderão ser tratadas usando a árvore moringa.
Dores inflamatórias
A moringa possui uma enorme quantidade de anti-inflamatórios, cerca de dezoito tipos distintos. Tornando-a funcional contra dores nas articulações, artrite e artrose reumática, hérnia de disco, além de ser um ótimo repositor de cálcio, pois possui uma quantidade extraordinária de cálcio.
Ideal para idosos e principalmente mulheres após a gravidez que perdem muito das suas reservas de cálcio devido a amamentação.
Doenças cardíacas e pulmonares
Concede ao corpo uma boa taxa de colesterol bom, assim eliminando o colesterol ruim do organismo. Além de evitar o desgaste das células do coração, pois possui diversos antioxidantes.
Contém isotiocianato que reduz a espessura das artérias, melhorando a passagem de sangue, evitando o aumento do nível da pressão do coração e do pulmão.
Doenças por bactérias e microrganismos
Os patógenos são um dos maiores causadores de doenças, e por possuir uma grande fonte de vitamina C e outros nutrientes, a moringa auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, possibilitando resposta mais rápida a tratamentos e quantidades maiores de leucócitos no sangue.
Tratamento de alergias
Pode ser utilizada no reforço de tratamentos alérgicos e de hipersensibilidade, pois possui propriedades antialérgicas. Reduzindo e até findando essas reações, se mostrando muito funcional contra rinites, sinusites e bronquites asmáticas e asma.
Tratamento contra obesidade
A moringa possui nutrientes que melhoram o funcionamento metabólico, acelerando a queima de gordura, regularizando os picos de glicose, e dando maior sensação de saciedade, evitando que haja a vontade de comer constantemente.
Além dos benefícios medicinais citados acima, a árvore moringa ainda melhora a qualidade da pele, e dos cabelos, evitando a queda e regulando a liberação de oleosidade limpando o couro cabeludo.
Por ativar o metabolismo aumenta a produção de testosterona no organismo, elevando a libido e a disposição sexual, diminuindo o cortisol no sangue e reduzindo o estresse, a ansiedade. Além de lançar mais dopamina no sangue que é o neurotransmissor da euforia dando a sensação de felicidade que evita a depressão.
Árvore Moringa, o presente da natureza
Combate a fome, melhora a qualidade da água, é um repelente e um protetor eficaz contra a propagação do Aedes Aegypti, além de poder ser consumido por seres humanos e animais, aumenta consideravelmente a qualidade de vida e da saúde, evitando doenças e tratando-as. A moringa traz esses e outros demais benefícios para ao ser humano.
Esse presente da natureza é uma fonte gigantesca de benefícios, no qual além de saúde nos traz uma perspectiva de sanar a fome. A moringa oleífera é uma planta de enorme potencial, porém o seu consumo deve ser feito com cuidado e com a orientação médica para evitar efeitos colaterais.
Apesar de a sua descoberta ser bem atual para o ocidente e que o seu estudo ainda está em fase inicial é difícil ignorar todos as suas vantagens e as inúmeras possibilidades do seu uso no nosso país e no mundo.