🎖️ ÁRVORE MORINGA 🌿 – BENEFÍCIOS DA PLANTA PARA A MEDICINA

arvore moringa

árvore moringa

Com o título de “árvore que pode acabar com a fome” ou “planta milagrosa” a moringa oleifera é uma das plantas que mais se destacam atualmente por conta do seu valor nutricional.

Ela está presente na maioria das ações medicinais alternativas na Índia e países no continente africano, além de ser usada como suplementação para pessoas que vivem em condição de extrema fome. Sendo a base da alimentação desses indivíduos, pois possui baixos custos na plantação crescendo em solos muito pobres, além de se desenvolver em uma rápida velocidade.

A Moringa vem sendo alvo de intensos estudos não somente por sua capacidade nutricional, mas por ter diversas utilidades e nos mais diferentes segmentos. E hoje a planta é a queridinha entre os nutricionistas principalmente quando é usada para o tratamento de obesidade, diabetes e hipertensão.

Conhecida mundialmente, ainda tem pouco destaque no nosso país, e por isso o seu conteúdo é geralmente importado chegando no Brasil por valores absurdos. Quer saber mais sobre a árvore moringa? Então acompanha a matéria até o final e se surpreenda com a potência dessa planta.

ÁRVORE MORINGA – DESCRIÇÃO

A árvore moringa vem da família Moringaceae é uma das treze espécies dessa família, sendo especificamente a Moringa Oleifera.

Apesar do nome científico, a moringa é comumente conhecida por cedro, acácia-branca, moxingo, moringueiro e quiabo-de-quina.

Não apresenta um porte muito robusto o que propicia no seu crescimento acelerado, podendo chegar em 3 anos a sua altura máxima que é de cerca de doze metros. A árvore moringa oleifera é a mais cultivada dentre a sua espécie, justamente por sua constituição e diversas finalidades.

O seu plantio pode ser feito em áreas secas e de solo pobre em regiões áridas, semiáridas e até desérticas.

Leia Também:  Luto para resistir à tentação, o que devo fazer?

Na moringa há um alto índice de seu aproveitamento, pois sua raiz, semente, folhas, flores e vagem são utilizadas.

UTILIZAÇÃO DA ÁRVORE MORINGA

É uma das plantas que mais trazem utilidades ao ser humano, isso por que a sua raiz pode ser usada na suplementação de alimentos, tem efeitos abortivos e funciona como um método de retenção da erosão do solo.

As suas folhas podem ser moídas e com o pó servir de suplemento, as folhas podem ser ingeridas por seres humanos e por animais, além de ser usada como forragem.

As sementes passam por um processo e dela é extraído o óleo, assim como o pó da semente, que é utilizado como forma de conter cânceres na medicina alternativa. O óleo da moringa também pode ser utilizado como tinta para pinturas artísticas, para a manutenção de maquinários, ou como loção.

A vagem pode ser consumida para a absorção dos seus componentes nutricionais.

As suas flores possuem uma fragrância agradável, assim como a sua composição é funcional para o tratamento do cabelo e da pele o que a torna um produto muito utilizado em produtos cosméticos. Por ter flores o ano inteiro a moringa é um dos alimento das abelhas, onde o mel produzido indiretamente por ela possui mais componentes benéficos sendo muito procurado e valorizado elevando o seu preço.

Até a sua madeira tem uma utilidade. Ela é usada para a confecção de papéis e materiais que utilizam fibra têxtil.

Além disso através dela é feita uma solução que melhora a condição da água poluída purificando-a em até 99%. Isso por que ela atrai argila e bactérias levando as para o fundo, fazendo assim as bactérias e as impurezas se decantarem. Essa purificação não leva mais do que algumas horas.

A UTILIZAÇÃO DA MORINGA OLEÍFERA PARA A ALIMENTAÇÃO

Essa plantinha magnífica tem um incrível capacidade nutritiva que surpreende não somente pela sua variedade, como também por sua quantidade acumulada e cada substância.

Ela é utilizada para combater a fome e muitos países fazem a distribuição das suas mudas para o plantio caseiro, possibilitando assim que a população de menores condições possam usufruir de seus benefícios.

Ela pode ser cozida, ingerida por infusão, farinha e até cápsulas. Possui um sabor meio picante similar ao agrião e suas sementes lembram o gosto do grão-de-bico. A raiz pode ser ingerida enquanto a planta for jovem, pois é suculenta, porém depois de adulta a raiz seca e fica inviável o seu consumo.

Leia Também:  🎖️ PLANTA MORINGA OLEÍFERA 🌿- TUDO QUE PRECISA SABER

Tem uma composição nutricional muito grande, possuindo uma quantidade de insumos muito maior do que podemos encontrar nos vegetais e frutas comuns do Brasil. Por exemplo, possui três vezes mais ferro que o espinafre, mais vitamina C que a laranja, mais cálcio que o leite de vaca, mais vitamina A que a cenoura, além de sais minerais como o zinco, o magnésio, potássio e possui todos os aminoácidos que são essenciais para o corpo e até aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo.

Ou seja, o consumo da moringa oleífera permite um aumento muito grande no consumo e nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do nosso organismo se apresentando vantajosa, pois por ser encontrado tudo isso em uma mesma árvore.

A UTILIZAÇÃO DA MORINGA OLEÍFERA PARA A MEDICINA

arvore moringa oleiferaQuando adicionamos a árvore da moringa em nossa alimentação diária aumentamos as nossas expectativas de uma melhor saúde, servindo de tratamento, retardamento e prevenção de doenças.

Ela é muito utilizada no tratamento de doenças por meio da medicina alternativa, porém vem sendo objeto de estudo em diversificadas áreas e há pesquisas que comprovam o efeito funcional em casos de alguns cânceres e no Alzheimer, assim como o tratamento da diabetes e de anemias.

Os seus benefícios vão muito além dessas doenças. Prevenindo desde resfriados até um infarto ou problemas neurológicos.

DOENÇAS E SINTOMAS TRATADAS A PARTIR DO CONSUMO DA ÁRVORE DA MORINGA

Segue abaixo algumas doenças que poderão ser tratadas usando a árvore moringa.

DORES INFLAMATÓRIAS

A moringa possui uma enorme quantidade de anti-inflamatórios, cerca de dezoito tipos distintos. Tornando-a funcional contra dores nas articulações, artrite e artrose reumática, hérnia de disco, além de ser um ótimo repositor de cálcio, pois possui uma quantidade extraordinária de cálcio.

Ideal para idosos e principalmente mulheres após a gravidez que perdem muito das suas reservas de cálcio devido a amamentação.

Leia Também:  Moringa e seus benefícios, conheça!

DOENÇAS CARDÍACAS E PULMONARES

Concede ao corpo uma boa taxa de colesterol bom, assim eliminando o colesterol ruim do organismo. Além de evitar o desgaste das células do coração, pois possui diversos antioxidantes.

Contém isotiocianato que reduz a espessura das artérias, melhorando a passagem de sangue, evitando o aumento do nível da pressão do coração e do pulmão.

DOENÇAS POR BACTÉRIAS E MICRORGANISMOS

Os patógenos são um dos maiores causadores de doenças, e por possuir uma grande fonte de vitamina C e outros nutrientes, a moringa auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, possibilitando resposta mais rápida a tratamentos e quantidades maiores de leucócitos no sangue.

TRATAMENTO DE ALERGIAS

Pode ser utilizada no reforço de tratamentos alérgicos e de hipersensibilidade, pois possui propriedades antialérgicas. Reduzindo e até findando essas reações, se mostrando muito funcional contra rinites, sinusites e bronquites asmáticas e asma.

TRATAMENTO CONTRA OBESIDADE

A moringa possui nutrientes que melhoram o funcionamento metabólico, acelerando a queima de gordura, regularizando os picos de glicose, e dando maior sensação de saciedade, evitando que haja a vontade de comer constantemente.

Além dos benefícios medicinais citados acima, a árvore moringa ainda melhora a qualidade da pele, e dos cabelos, evitando a queda e regulando a liberação de oleosidade limpando o couro cabeludo.

Por ativar o metabolismo aumenta a produção de testosterona no organismo, elevando a libido e a disposição sexual, diminuindo o cortisol no sangue e reduzindo o estresse, a ansiedade. Além de lançar mais dopamina no sangue que é o neurotransmissor da euforia dando a sensação de felicidade que evita a depressão.

ÁRVORE MORINGA, O PRESENTE DA NATUREZA

Combate a fome, melhora a qualidade da água, é um repelente e um protetor eficaz contra a propagação do Aedes Aegypti, além de poder ser consumido por seres humanos e animais, aumenta consideravelmente a qualidade de vida e da saúde, evitando doenças e tratando-as. A moringa traz esses e outros demais benefícios para ao ser humano.

Esse presente da natureza é uma fonte gigantesca de benefícios, no qual além de saúde nos traz uma perspectiva de sanar a fome. A moringa oleífera é uma planta de enorme potencial, porém o seu consumo deve ser feito com cuidado e com a orientação médica para evitar efeitos colaterais.

Apesar de a sua descoberta ser bem atual para o ocidente e que o seu estudo ainda está em fase inicial é difícil ignorar todos as suas vantagens e as inúmeras possibilidades do seu uso no nosso país e no mundo.

Deixe um comentário