🎖️ BENEFÍCIOS DA MORINGA 🌿- CONHEÇA OS PRINCIPAIS

moringa oleifera beneficios

Provavelmente, você já se deparou com o nome moringa e se questionou sobre do que ela se trata. A verdade é que você irá se surpreender ao conhecê-la melhor, ela que é considerada uma planta milagrosa mundo afora.

Portanto, se está à procura de saber mais a respeito dos benefícios da moringa ou moringa oleífera, esse texto é perfeito pra você! Continue conosco e maravilhe-se também com as incríveis propriedades desse vegetal milagroso.

MORINGA OLEIFERA: O QUE É?

benefícios da moringa oleífera

Em todo o planeta existem elementos e vegetais encontrados na natureza que são capazes de feitos extraordinários, utilizados como cura e na prevenção de doenças graves. Entre estes, está a chamada moringa oleífera, planta de origem indiana e africana com propriedades consideradas milagrosas.

Estudada e admirada por especialistas em diversas áreas, da botânica à biologia, a moringa é capaz de realizar verdadeiros milagres. Entre suas capacidades, estão atuações na melhoria de pressão arterial e quantidade de colesterol e glicose, contribuindo positivamente em casos de doenças como diabetes e hipertensão.

Sua estrutura é de uma árvore que pode ter porte pequeno a médio, chegando na fase adulta a até 12 metros de altura. Por conta de suas imensas propriedades, a planta acabou se espalhando pelo mundo, levada aos quatro cantos por mercadores interessados nos milagres que ela proporciona.

Nos dias de hoje, muito se utiliza a moringa no combate à fome e desnutrição nos países mais carentes do continente africano e asiático. Programas internacionais tentam levar a moringa oleifera para evitar que crianças que não tem acesso a uma alimentação nutritiva acabem por morrer.

Isso acontece porque facilmente a moringa consegue substituir diversos alimentos nas refeições, justamente por conta de sua quantidade de qualidades nutricionais naturais, algumas vezes muito mais elevada do que as de comidas amplamente consumidas, como feijão e carnes.

FICHA NUTRICIONAL: MORINGA OLEÍFERA

A moringa oleífera é uma das plantas mais ricas em seu insumo e por possuir uma grande quantidade acumulada dos nutrientes.

Leia Também:  🎖️ CHÁ DE MORINGA 🍵- INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

Dentro de sua constituição nutricional ela oferece ao corpo humano cerca de noventa e dois nutrientes distintos, além de uma quantidade superior a uma dezena de aminoácidos diferentes, entre eles nove o nosso corpo não produz por conta própria.

Encontramos na moringa oleífera quarenta e seis anti-inflamatórios e mais de trinta antioxidantes.

Vitaminas do complexo A, B, C e E. Em termos de vitamina C a moringa apresenta uma quantidade maior que a de uma laranja, cerca de quatro vezes mais.

A vitamina A que há nas folhas frescas de moringa estão em uma quantidade dez vezes maior que a cenoura. O mesmo se repete com os sais minerais como por exemplo, o potássio e o ferro.

O potássio que consumimos na banana é inferior ao encontrado na moringa. Assim como o ferro que vemos no espinafre é menor que o da planta moringa.

O cálcio que um copo de leite nos oferece é inferior ao consumo das folhas de moringa, cerca de 10 vezes menor.

Ou seja, a árvore moringa é uma excelente composição na nossa alimentação. E pode ser consumida de diversas formas.

FORMAS DE CONSUMIR A PLANTA MORINGA OLEÍFERA

Tudo nessa magnífica planta pode ser ingerida, desde a sua raiz até as suas flores. E para cada parte são preparos diferentes para o consumo.

Como por exemplo as suas folhas. Com as folhas da árvore moringa pode ser feita um pó, e a partir dele podemos incrementar as refeições secundárias melhorando a digestão e dando maior saciedade. Podemos usar a moringa de modo similar que manducamos a alface. Crua e bem lavada. Pode ser levemente cozida na água ou no vapor.

Já as flores podem ser cozidas ou comidas cruas dentro de iogurte, saladas de fruta, sucos batidos no liquidificador e vitaminas. Ela fornece em abundância aminoácidos e antioxidantes que servem para a beleza e jovialidade da pele.

A vagem da moringa pode ser cozida e adicionada em saladas. Não deve ser comida crua. O seu sabor se assemelha a vagens comuns de feijão.

A raiz deve ser cortada e cozida em água. Pode ser adicionada em saladas, sopas, como formas de temperar cozidos e outras receitas. Ela melhora a cicatrização, níveis de glicose no sangue, possui um grande nível de cálcio e anti-inflamatórios.

Leia Também:  Chá de Moringa: Super chá da vida e seus benefícios

Com as sementes da moringa pode ser feito chás e infusões. Quando cozidas podem ser comidas junto com carnes, molhos, saladas. O seu sabor se assemelha ao grão de bico. Da semente também é feita um pó, ele pode ser colocado em sopas, saladas, shakes, vitaminas, sucos e em com sorvetes.

A farinha feita com as sementes substitui a farinha de trigo perfeita para alérgicos ao glúten. Com ela é feito bolos, pães, pizzas, massas, molhos e macarrão.

O óleo que a semente da moringa produz trás diversos benefícios e pode ser adicionada em cima das refeições tal qual o azeite de oliva.

Uma outra forma de ingerir os nutrientes da moringa através das sementes é adicionar três sementes ao um copo com água quente, e deixá-las repousando por dez minutos. Coar e beber a água três vezes ao dia.

Há o mel que as abelhas produzem a partir de consumirem as flores da moringa. Esse mel diferente do comum é muito mais rico em nutrientes e antioxidantes, assim como os anti-inflamatórios.

A forma mais fácil de encontrar a moringa, além da mais barata é a sua composição em cápsulas. No preparo das cápsulas os seus nutrientes são separados em laboratório. Assim nada dela se perde e são adicionadas em uma dosagem cerca, evitando efeitos colaterais por consumo abusivo.

Tomar uma quantidade superior a 50 mm de moringa oleífera por dia não é aconselhável, por possuir muito cálcio ela pode causar cálculo renal, dores estomacais, disenteria, vômito e até úlceras no estômago.

BENEFÍCIOS DA MORINGA

benefícios da moringa

Moringa é essencial para uma alimentação saudável, principalmente em casos de pessoas que possuem uma rotina alimentar fraca e pobre.

Além de diversos componentes benéficos, ela os oferta em uma grande quantidade.  Por isso possibilita o bom funcionamento do organismo proporcionando uma melhor digestão, um bombeamento de sangue mais eficiente, qualidade do trabalho do coração, dos pulmões do cérebro e sistema imunológico.

Evitando doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, doenças coronárias e pulmonares e hepáticas.

Além de deixar a pele mais bonita com menos flacidez, sem marcas de expressão, fortalece os cabelos e as unhas, melhora a visão e evita doenças como a catarata.

Leia Também:  Como funcionam os backlinks? – Perguntas frequentes sobre SEO respondidas com simplicidade

Por sua quantidade de cálcio, fortalece os ossos e os seus anti-inflamatórios combatem e amenizam dores inflamatórias como a hérnia de disco, a osteoporose e a artrite.

Os benefícios da moringa também abrangem o colesterol, isso por que a planta possui diversos nutrientes que funcionam como hipocolesterolêmicos, combatendo assim o colesterol ruim do nosso organismo. Além de drenar as toxinas que ficam no nosso corpo através da ação dos antioxidantes que vão de oposto aos radicais livres e sua ação diurética eliminando as impurezas pela urina, evitando inclusive a retenção de líquido tão comum as mulheres.

Para os anêmicos a moringa tem uma contribuição. A moringa oleífera ajuda na absorção de ferro e aumenta os números dos glóbulos vermelhos.

Por conter vitaminas ela ajuda na prevenção de doenças e patógenos causados por vírus, bactérias, fungos e outros microrganismos, fortalecendo o sistema imunológico. Por isso a moringa é indicada para quem tem baixa imunidade e para portadores de AIDS e câncer.

Combate a obesidade pois diminui o desejo de consumir carboidratos, ativa o metabolismo regulando os hormônios que facilitam a queima acelerada de calorias, além do mais, ela oferece mais disposição antes e depois de treinos físicos.

Quem consome moringa oleífera sente uma elevação no desejo sexual, pois como dito anteriormente, regula os índices de hormônios como a testosterona. Possibilita um desempenho mais satisfatório e aumenta os níveis de dopamina no cérebro dando uma sensação de felicidade. Evitando até mesmo doenças como a ansiedade e a depressão.

OS BENEFÍCIOS DA MORINGA SÃO INCRÍVEIS!

A natureza em sua plena perfeição criou a moringa oleífera, afinal essa maravilhosa árvore traz diversos frutos para a saúde, a aparência e o funcionamento dos órgãos, além de prevenir, tratar e curar um número grande de doenças e patógenos.

Ter uma moringa em casa ou consumir os seus insumos são uma forma inteligente de proteger você e sua família. Afinal tudo que é bom a gente compartilha com quem ama.

Tendo muito cuidado com a contraindicação da moringa, e claro, sem exageros. Pessoas que tomam alguma medicação precisam antes conversar com o seu médico para saber se a moringa terá algum efeito negativo sobre a medicação. Gestantes também devem evitar o consumo, pois a planta pode trazer complicações para o feto.

No mais, a moringa é aconselhada para todos. Afinal os benefícios da moringa são maravilhosos.

Deixe um comentário