🎖️ O QUE É MORINGA? 🌿CONHEÇA ESSA PLANTA MILENAR

o que e moringa

o que e moringa oleiferaTodos os anos os cientistas e estudiosos descobrem itens da natureza que são benéficos e úteis aos seres humanos. Um deles que se apresentou com uma incrível notoriedade é a moringa.

Há eras vem essa árvore vem sendo utilizada para fins medicinais na Índia, seu país de origem. Por sua potência proteica ela é utilizada no tratamento de mais de trezentas doenças lá, segundo a crença do país.

Crendice ou não, é difícil ignorar a quantidade de componentes que a árvore moringa possui. Por isso ela ganhou o título de “planta milagrosa” e “árvore da vida”.

Mas afinal o que é essa tal moringa oleífera?

O QUE É A MORINGA OLEÍFERA?

A planta moringa é uma das proezas da natureza que nascem para beneficiar o homem. Isso por que ela serve para os mais diversos fins e traz consigo a esperança da erradicação da fome, tratamento de cânceres e a cura do Alzheimer.

A moringa é uma angiosperma, ou seja, uma planta que possui flores e as sementes são envoltas de uma camada nutritiva e protetora, o fruto. Pertence à família Moringaceae. Nessa classificação existem treze tipos de moringa diferentes, as mais comuns são a moringa oleífera e a Moringa stenopetala que é cultivada na África.

A moringa oleífera, ou acácia branca como é vulgarmente conhecida, é muito consumida por sua capacidade nutritiva, sendo altamente difundida em países pobre para erradicar a fome, funcionando como uma suplementação para pessoas carentes.

Se desenvolve rapidamente em locais secos e áridos mostrando se resistente a intempéries, falta de água por períodos extensos e a um solo pobre. Cresce em um ano em média três metros, e chega ao seu auge com três anos, no qual alcança até doze metros.

Suas raízes são suculentas e antes da maturação pode ser usada para o consumo. As flores, folhas, tronco, sementes e frutos também são aproveitadas em diversos segmentos do comércio.

Além do seu uso para combater a fome dos países de terceiro mundo. Suas sementes são comumente utilizadas para decantar fontes de água poluídas, permitindo a sua ingestão pelo homem e pelos animais.

Leia Também:  10 coisas simples para torná-lo mais feliz em sua nova casa

Cerca de três sementes processadas podem purificar até 99% das impurezas da água, na média de 90 minutos.

USO DA MORINGA OLEÍFERA

Como dito anteriormente a árvore moringa pode ser usada como suplemento alimentícios, e para decantar a água. Porém, as suas utilizadas não se findam aí!

As suas raízes são utilizadas para reverter e evitar a erosão do solo causado pelo desgaste do sol, da chuva e da ação humana. Da sua madeira é extraído a fibra vegetal que é a matéria prima para a confecção de papel e outros elementos que usam esse material.

As flores da moringa são utilizadas na culinária sendo o ingrediente base para um prato típico indiano. Outro uso da flor de moringa é no trato capilar e dérmico. É comumente utilizada na indústria de cosméticos por hidratar e esfoliar a pele. Nas perfumarias da flor é retirada o aroma, e feito colônias e perfumes.

Como a árvore moringa floresce o ano inteiro, as abelhas durante um período do ano se alimentam dela. O mel que é produzido através da dieta de moringa das abelhas é muito mais rico em aminoácidos, antioxidantes e outros nutrientes. Tornando o seu uso comum na apicultura. Esse enriquecimento do mel faz com o que o seu preço suba em comparação ao mel comum.

Da semente é feito o decantamento, a farinha da moringa, suplementos, remédios, cápsulas, chás ou adicionado em receitas culinárias.

As folhas é o item mais utilizado da moringa. Quando triturada e feito o pó da moringa e pode ser usada no acompanhamento de refeições, e chás. Tratamentos de beleza e na cicatrização de ferimentos.

VALOR DA MORINGA OLEÍFERA PARA A NUTRIÇÃO

O mais incrível da moringa é a sua composição nutrícia. Apenas nas folhas da moringa ainda frescas podemos encontrar diversos nutrientes, entre eles os aminoácidos, antioxidantes, sais minerais e vitaminas. Esses elementos são essenciais para o funcionamento pleno do nosso corpo, e os seus efeitos abrangem todo o nosso corpo, de cima a baixo.

Ao total são noventa e dois nutrientes! Quarenta e seis antioxidantes encontrados na folha, além de trinta e seis insumos que agem como anti-inflamatórios e dezoito aminoácidos. Desses componentes podemos citar os minerais como o cálcio, ferro zinco, manganês, magnésio, fósforo, cobre, selênio e cromo. Vitaminas do complexo A, B1, B2, B3, B6, B9, B12, C e E e o betacaroteno, incluindo também o ômega.

Leia Também:  Como se tornar um modelo: um guia para iniciantes

Além dessa quantidade surpreendente de substâncias dentro de uma folha é surpreendente a quantidade acumulada de cada insumo. Vamos dar como exemplo da potência da moringa fazendo um comparativo com outros vegetais que normalmente consumimos.

A folha da moringa tem mais vitamina A e C do que a cenoura e a laranja respectivamente. Uma porção mais de ferro, potássio e cálcio que o espinafre, a banana e o leite de vaca, as quantidades são superiores em quatro em ferro e potássio e três vezes mais cálcio que o leite.

E dentre os dezoito aminoácidos que a moringa produz, apenas nove nosso organismo produz naturalmente, ou seja, os outros nove podemos encontrar em uma única fonte.

Agora dá pra entender o porquê há a crendice que ela cura mais de trezentas doenças.

VALOR DA MORINGA OLEÍFERA PARA A MEDICINA

Em consequência das suas imensas propriedades de nutrientes ela se torna uma planta medicinal com um grande potencial. E sabendo disso, hoje ela é alvo de vários estudos a fim de analisar a sua funcionalidade para a saúde assim como as complicações causadas por seu consumo exagerado.

Os seus efeitos são comprovados dentro dos tratamentos de hipertensão, diabetes tipo 2, doenças ósseas e dores causadas por inflamação. Age como um escudo poderoso para o sistema imunológico evitando patógenos e contaminação e contração de doenças respiratórias.

É utilizada no tratamento de asma, rinite alérgica, doenças autoimunes, e reações alérgicas causadas por alimentos.

Cicatrização de ferimentos, úlceras e a regeneração do fígado. Evita o surgimento de pedra nos rins, além de outras doenças hepáticas.

É um diurético poderoso o que ajuda no tratamento da obesidade, por possuir muitas proteínas é ideal para quem come compulsivamente, tendo em vista que as proteínas diminuem a vontade de consumir carboidratos.

Vem se mostrando funcional na prevenção da catarata e outras doenças relacionadas a visão por conta da quantidade de vitamina A. Assim como o envelhecimento precoce amenizando até as rugas de expressão

Os benefícios da moringa por conta dos aminoácidos podem ser vistos também no tratamento do Alzheimer. Segundo estudo em ratos, a moringa pode amenizar e estancar o processo de deterioração das células cerebrais em pacientes que já contraíram a doença. Para aqueles que têm apenas a predisposição a moringa pode ser uma forma de retardar ou até mesmo evitá-lo.

Leia Também:  Moringa Oleífera receitas: conheça as melhores receitas

No tratamento do câncer, além de evitar a doença, inibe a proliferação das células cancerígenas. Leva as células contaminadas a morte programada. Mostrou-se eficiente em teste de laboratório contra o câncer do útero, cólon e do fígado. O seu resultado em outros tipos de cânceres está em processo de estudo, mas a utilização da planta moringa já se mostra muito promissora.

CONTRAINDICAÇÃO DA MORINGA

Por mais maravilhosa que essa planta seja, o seu consumo exagerado pode trazer consequências graves.

O excesso de ingestão de moringa oleífera pode ser prejudicial por conta da sua quantidade de cálcio. Quando há um acúmulo de cálcio no organismo os rins passam por dificuldades no seu funcionamento, o que pode levar ao cálculo renal. O fígado pode sofrer lesões e ter mais dificuldades de se regenerar.

Por aumentar o número de glóbulos vermelhos, a moringa pode causar um problema sanguíneo que é o oposto da anemia. Uma quantidade muito grande de ferro no sangue.

Para as gestantes que querem consumir a moringa, devem primeiro passar por uma orientação médica. Pois ela pode causar aborto e má formação do feto.

Pessoas que tomam alguma medicação fixa, como remédios para regularizar a pressão ou tarja preta, devem ter uma conversa com o seu médico, pois os componentes da árvore moringa reagir negativamente com os insumos da medicação.

Alérgicos a cenoura e banana devem evitar a moringa oleífera, pois ela possui um grande nível de potássio e vitamina A.

Nos demais casos a planta moringa pode ser utilizada para consumo de modo tranquilo, contanto que não ultrapasse uma quantidade equivalente a 50 mm por dia. Evitando assim uma super dosagem.

O QUE É MORINGA?

o que e moringa

Agora que você sabe o que é a moringa, seus efeitos e benefícios para o nosso corpo adicione ela na sua alimentação. Pode ser por meio dos seus insumos ou o consumo de suas cápsulas.

Além do mais você pode utilizar a sua farinha e criar receitas incríveis e nutritivas.

A moringa oleífera é uma das árvores mais maravilhosas da natureza e mostra um grande potencial no quesito cura de doenças e aumento da qualidade de vida. A planta moringa pode ser adquirida em lojas especializadas, casa de raízes, as cápsulas podem ser encontradas através de sites da internet.

Deixe um comentário