🎖️ MORINGA PLANTA 🌿- CONHEÇA A PLANTA MILAGROSA

moringa planta

Originária da Índia e passível de ser encontrada em outros países do continente africano. Desde muito tempo é usado para diversos fins, incluindo o uso medicinal.

Essa planta é conhecida por possuir uma enorme quantidade de nutrientes e mesmo se adaptando perfeitamente as regiões do Brasil, a moringa planta ainda é desconhecida no país.

Enquanto no exterior ela é conhecida como a planta milagrosa ela chega ao nosso país por um preço extremamente alto, incluindo os seus insumos.
Quer saber mais sobre as capacidades nutricionais e medicinais da moringa planta? Então confere esse artigo que vai te apresentar mais essa obra incrível da natureza!

MORINGA PLANTA QUE POSSUI PROPRIEDADE INCRÍVEIS

Ignorar todos os benefícios da moringa ou moringa oleífera é impossível o que não deixou os nutricionistas, médicos e cientistas de fora quando viram nela um grande potencial.

Diversos estudos foram lançados após a descoberta do seu potencial medicinal, e hoje ela é uma das plantas que mais se destacam em termo de utilidade para a humanidade. Pois tudo seu pode ser aproveitado e utilizado, tem uma fácil adaptação a solos desérticos, áridos e semiáridos, incluindo solos pobres. E o seu plantio é barato até por que o seu crescimento é bem acelerado. Em um ano alcança três metros e chega ao seu limite no terceiro ano com doze metros de altura.

moringa planta

Hoje a moringa oleífera é utilizada para melhorar a absorção de nutrientes e o combate a fome em países africanos e na Ásia como as Filipinas, que apresenta um grande índice de fome. Essa suplementação natural através da moringa é feita com a distribuição da muda da planta nessas áreas para o plantio e consumo doméstico.

A moringa possui em sua composição nutricional uma grande quantidade de vitaminas, sais minerais, antioxidantes, aminoácidos, anti-inflamatórios, gorduras boas e até o ômega.

Leia Também:  Como se tornar um modelo: um guia para iniciantes

Além de encontramos essa quantidade de nutrientes é impressionante o acúmulo de cada um dentro da moringa. Fazendo um comparativo com as comidas que nós brasileiros ingerimos a moringa tem uma quantidade muito superior.

Podemos citar como exemplo a laranja que é uma das fontes mais comuns de vitamina C que consumimos (não é a maior e sim a mais comum), a moringa possui dez vezes mais vitamina C que a laranja, o espinafre perde de lavada para a moringa em quantidade de ferro ficando quatro vezes atrás da moringa planta.

Assim como a cenoura que possui menos vitamina A que a moringa, as carnes bovinas que nos fornecem menos proteínas e o leite que nos dá menos cálcio que essa planta.

Ou seja, uma suplementação diária da moringa para todos seria basicamente extinguir diversas doenças.

USO DA MORINGA OLEÍFERA PLANTA

Como dito anteriormente, tudo nessa planta é utilizada e é bastante útil para a utilização humana.

As raízes são consumidas enquanto a planta ainda é jovem, pois possuem um enorme acúmulo de nutrientes anti-inflamatórios, e antimicrobianos e antioxidantes. Depois de adulta a raiz seca e não pode ser mais consumida. Ela também é utilizada na purificação da água contaminada.

Utiliza as suas como forragem de animais aumentando a saúde dos bichos, além da possibilidade de ser consumida pelos seres humanos. Podendo ser moídas e fazendo o pó da folha da moringa.

moringa oleifera planta

Da semente da moringa pode ser extraído o óleo, o mel e o pó. O óleo de ben (ácido beénico) é também utilizado em pinturas. E a partir do pó da sua semente pode ser feito a infusão ou o chá da moringa.

A sua flor é a base de muitos produtos cosméticos, pois possui uma grande quantidade de vitamina A, sendo utilizada em hidratantes para a pele e rosto, shampoos e máscaras de tratamento capilar. E por conta de seu aroma adocicado também usada como base para perfumes.

A madeira da moringa pode ser utilizada na produção de papéis e outras fibras têxteis, além de serem utilizadas para o controle de erosão do solo.

COMO CONSUMIR A MORINGA

A moringa pode ser consumida de diversas maneiras e traz inúmeros benefícios inclusive prevenção de doenças.

Leia Também:  Missa diária

As suas folhas, vagens e flor podem ser cozidas e adicionadas a saladas. Das folhas pode ser consumido o pó. A vagem é similar ao de feijão e tem um sabor muito parecido com o grão-de-bico.

A flor é consumida na Índia semi frita com óleo de coco e arroz ou milho, pode ser cozida no vapor.

A sua semente produz um óleo similar e tão benéfico quando o azeite de oliva pode ser adicionado na comida, já o seu mel pode ser ingerido com frutas, iogurtes, vitaminas e sucos. Pode ser feito chá da moringa com a semente e com o pó dela.

Quando ela é fervida muito dos seus nutrientes são perdidos no vapor ou na água, por isso a moringa pode ser consumida também em cápsulas no qual retrai todos os seus principais insumos e na dosagem diária correta.

CONTRAINDICAÇÕES DO CONSUMO DA MORINGA PLANTA

A natureza não tolera exageros é tudo na medida certa e equilibrada. O mesmo é aplicado com a moringa planta. Por possuir uma quantidade grande de certos nutrientes a ingestão em excesso pode ser letal, causando diversas lesões e dando um efeito contrário ao da saúde.

Para grávidas a moringa é proibida, principalmente, as suas raízes que possuem um efeito abortivo, após o parto ela pode ser consumida para melhorar a produção de leite materno.

Por sua quantidade de cálcio exagerar na dose pode causar dores no estômago, náuseas, vômitos e diarreia, pode causar também lesões no fígado dificultando também o seu processo de regeneração.

Ela pode aumentar imensamente o número de leucócitos causando uma doença oposta a anemia, que seria por decorrência de um número excessivo de glóbulos vermelhos.

O ideal é que o consumo direto da planta seja feito com a prescrição médica e que nunca ultrapasse 500 miligramas por dia.

MORINGA BENEFÍCIOS

A quantidade de benefícios da moringa é variada por isso vamos citar apenas alguns mais importantes:

A moringa ajuda o organismo a funcionar melhor causando uma aceleração no metabolismo que ajuda no emagrecimento, no bem-estar, liberação de neurotransmissores importantes como a dopamina que evita o estresse, a ansiedade e a depressão. Melhorando inclusive a libido e o desempenho sexual;
benefícios da moringa plantaMoringa benefícios se estende ao coração, pulmão e cérebro, pois possui antioxidantes que preservam a células e os neurônios de desgastes, além de anti-inflamatórios livrando o pulmão de doenças inflamatórias, alergias, e a asma;
Os ossos são fortalecidos por sua grande reserva de cálcio e por seu efeito anti-inflamatório é funcional no tratamento de dores nas articulações com a artrite e artrose;
Sistema imunológico é fortalecido, pois a moringa possui vitaminas do espectro A, B e C melhorando o funcionamento e a produção dos anticorpos, além de aumentar a quantidade de leucócitos tratando anemias;
Fígado e os rins também são beneficiados com a moringa planta. Ela melhora a regeneração do fígado e fortalecendo de irritações causadas por remédios incluindo o de tuberculose. Os rins também são protegidos evitando diversas doenças;
Melhora a hidratação da pele, dos olhos e dos cabelos. A moringa oferece uma quantidade significante de vitamina A, por isso previne diversas enfermidades nos olhos incluindo catarata. E por possuir antioxidantes deixam a pele com aspecto jovial, diminuindo as marcas de expressão do rosto e as rugas;
Ela regula diabetes do tipo dois, pois controla os picos de glicose e promove uma insulina de melhor qualidade, e mais capaz de deter os índices de açúcar no sangue.

Leia Também:  Moringa: para que serve?

Esses são apenas alguns dos benefícios da moringa para a saúde, alguns ainda estão em estudo como a sua atuação contra cânceres e Alzheimer, no qual já vem se mostrando um forte combatente desses dois males.

MORINGA PLANTA: CONCLUSÃO

A moringa planta é um incrível fruto da natureza que melhora as condições de vida de muitas pessoas, seja pelo tratamento de água, ou no reforço nutritivo.

O ideal é que ela fosse utilizada por todo o mundo, e teria um ótimo proveito na região nordeste do nosso país, pois pode purificar a água em até 99%.

Porém o seu consumo independente deve ser cheio de precauções, a fim de evitar outros problemas. Mas sem dúvida o seu consumo diário permite uma melhora na grandemente na qualidade de vida.

Deixe um comentário