🎖️ PLANTA MORINGA OLEÍFERA 🌿- TUDO QUE PRECISA SABER

planta moringa oleifera

Na natureza podemos encontrar diversos elementos que possuem uma utilidade ao ser humano seja no aspecto tecnológico, medicinal, estético. A natureza sempre tem algo a nos ensinar e nos abençoar com a sua fertilidade.
Esse é o caso da planta moringa oleífera que traz para nós uma imensidão de benefícios e diversos usos, surpreendendo médicos, cientistas e nutricionistas com a sua incrível quantidade de nutrientes e as possibilidades que eles oferecem para o mundo.
Material de estudo para o tratamento e prevenção de diversos cânceres a planta moringa oleífera ainda está em estado de teste, mas promete trazer várias mudanças. Entre elas o retardo do mal de Alzheimer e a erradicação da desnutrição mundial.

O QUE É MORINGA OLEÍFERA?

Não há definição melhor para a planta moringa oleífera do que a de árvore milagrosa. É relatado na Índia que ela chega a curar até trezentas enfermidades.
A espécie oleífera é da Índia, é uma das treze espécies de sua família. Sendo a mais cultivada e se destaca por sua porcentagem nutricional.
A planta moringa oleífera hoje é distribuída e cultivada em países pobres que possuem um grande teor de desnutrição, pois ela é usada justamente por sua capacidade de driblar a fome, somente nela é encontrado mais de noventa nutrientes entre eles vitaminas, os aminoácidos, antioxidantes, anti-inflamatórios e sais minerais importantíssimos para o funcionamento do corpo humano.
Por ser de rápido crescimento, ter um custo barato para o seu mantimento e se adaptar até aos solos mais pobres. Essa planta também é utilizada na purificação da água, no qual elimina até 99% das impurezas, e os seus dejetos após a purificação não poluem o meio ambiente, sendo biodegradável. Diferentemente da solução que é mais comum hoje que funciona a base de sais de alumínio.

planta moringa oleifera
Onde apenas três sementes são necessárias para fazer a limpeza da água levando apenas noventa minutos.
Essa espécie de moringa vem mudando a vida de muitas pessoas tirando-as da desnutrição e dando-as oportunidade de consumir água potável.
Da família Moringacea esse superalimento pode ser plantado em locais quentes e secos incluindo em solos áridos e desérticos e muito pobres de nutrientes. Seu crescimento máximo chega aos 12 metros e pode alcançar esse porte em um período curto de três anos. Todas as suas partes são de utilização humana (semente, raiz, tronco, folha, vagem e flores).
Comumente utilizada como planta medicinal, mas já é comum na indústria de estética com a fabricação de cremes faciais anti-idade, hidratantes para o corpo, produtos para o trato dos cabelos e até perfumes com base no aroma das flores da moringa.

Leia Também:  Moringa Oleífera: onde encontrar?

VALOR NUTRICIONAL DA PLANTA MORINGA OLEÍFERA

Como o seu valor nutricional é o que chama mais atenção vamos te mostrar a quantidade de coisas boas que essa árvore tem para oferecer.
Nas folhas ainda frescas da moringa é possível encontrar mais de noventa nutrientes, vários antioxidantes que geralmente encontramos em alimentos como cereais, carnes e ovos e cerca de dezoito aminoácidos que dentre eles o nosso corpo produz apenas metade disso sendo necessário recorrer ao consumo de alimentos para a absorção deles. E somente na moringa podemos encontrar todos.
Ela possui também sais que são fundamentais para o nosso corpo como é o caso do ferro, selênio, manganês, magnésio, potássio, cálcio, cromo e zinco.
As folhas frescas da planta moringa oleífera pode-se encontrar duas vezes mais proteínas que no iogurte, o quádruplo de vitamina A que uma cenoura, o triplo de potássio que achamos em uma banana, quatro vezes de cálcio a mais que um copo de leite, e sete vezes mais vitamina C que uma laranja.
Ou seja, são quantidades de nutrientes que não dá para passarem despercebidos.

USO DA MORINGA NA ALIMENTAÇÃO

A moringa é consumida na Índia as flores da moringa oleífera cozida em leite de coco e acompanhado de arroz ou milho. É um prato muito apreciado pelos camponeses. Mas há outras formas de consumir a moringa e aproveitar de todos os seus benefícios.
As folhas secas da moringa podem ser trituradas e feita o pó. Esse pozinho é muito utilizado como forma de emagrecimento e é consumido em saladas, shakes, vitaminas e no acompanhamento de frutas. As folhas frescas também podem ser cozidas e comidas substituindo a alface em saladas.
Ela é conhecida como a carne verde, pois possui uma quantidade enorme de fibras sendo uma opção bem requisitada entre os veganos.

planta moringa
O óleo que a semente fornece pode ser utilizado como o azeite, as sementes também podem ser moídas e o seu pó transformado em farinha, incrementando várias receitas e sendo uma opção válida para os alérgicos ao glúten.
As sementes podem ser torradas e cozidas sendo adicionadas nas refeições diárias, as vagens também podem ser consumidas como a vagem do feijão.
A raiz enquanto jovem pode ser cozida e consumida, possui um gosto picante como o agrião. Após o envelhecimento ela fica rígida e não pode ser mais consumida.
Para adaptação da moringa ao nosso cardápio brasileiro é muito utilizado a farinha para a fabricação de pães, massas, macarrão e bolos. Porém o valor de 100 g dessa farinha pode custar até R$300,00. Chega a esse absurdo por causa do seu mega poder de nutrição.
A planta moringa oleífera ainda é difícil de encontrar no Brasil, apenas alguns estados plantam, mas ainda é em pequena escala e por pequenos agricultores o que aumenta a sua escassez e a supervalorizando do seu preço.

Leia Também:  Acácia-Branca benefícios: você conhece?

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DA PLANTA MORINGA OLEÍFERA

Por sua composição rica há diversas melhorias na saúde que são associadas ao consumo da moringa, apesar de ainda muitas das suas ações estejam em fase de teste, através do conhecimento popular ela é utilizada com êxito em diversos tratamentos, inclusive muito adotada em tratamentos da medicina alternativa.
Na área da cosmética a moringa tem resultados comprovados quando se trata do rejuvenescimento da pele, pois os seus antioxidantes trabalham em função do retardamento do envelhecimento assim como a morte celular. Ou seja, reduz as marcas de expressão, rugas e dá a pele a elasticidade e um ar de saúde a pele.
Os efeitos para o cabelo são igualmente comprovados, deixando os mais lisos devido ao óleo de ben, realizando uma limpeza bem completa no couro cabeludo, fortalecendo os fios, permitindo o seu crescimento em menor tempo e evitando as quedas.
Quando a moringa é consumida via oral o efeito também podem ser visto nas unhas, deixando as mais fortes.
O coração é uma das vítimas dos benefícios da moringa, pois ela melhora a circulação, aumenta a taxa de glóbulos vermelhos e brancos, reduz o espessamento das artérias, tem efeito diurético eliminando as toxinas pela urina e reduz a pressão arterial por possuir grandes reservas de zinco que melhoram a absorção de sódio pelo corpo.
Os pulmões são beneficiados por sua quantidade de zinco que reduz a pressão, pelos antioxidantes que regenera os danos nos pulmões causados por consumo de cigarros e por seu teor de vitamina C eliminando microrganismos, fortalecendo o sistema imunológico.
Além de melhorar os sintomas de alergias, asmas, doenças autoimunes e bronquites, incluindo inflamações no pulmão.

MORINGA AJUDA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS

Para o tratamento de doenças neurodegenerativas como esclerose, perda de memória e Alzheimer, os antioxidantes encontrados na moringa tem um papel fundamental, pois evita a degeneração dos neurônios.
O estudo realizado em ratos mostram que os animais que haviam predisposição a criar a doença, quando ingeriam a moringa conseguiam retardar e até anular os efeitos do Alzheimer.
Em casos iniciais da doença houve um regresso da deterioração do cérebro e em casos de estágio avançado, algumas partes eram recuperadas e os avanços da doença se estagnaram.
Doenças inflamatórias e patógenos são curadas por suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antimicrobianas. Assim hérnias de disco, artrites reumáticas e artroses têm as dores eliminadas.
Patógenos e disfunções estomacais causadas por microrganismo também são regularizadas.
A anemia é curada com doses diárias do chá da moringa. A moringa aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue através do ferro retrocedendo os casos de anemia.
Os efeitos da moringa no câncer é um dos maiores objetos de estudo, por seus antioxidantes a moringa evita a proliferação das células cancerígenas e as leva ao estado apoptose (morte programada da célula) regredindo os efeitos devastadores do câncer.

Leia Também:  Quais os benefícios do Moringa? Saiba porque consumir

planta medicinal moringa
Para diabéticos a moringa é uma grande ajuda na regularização da quantidade de açúcar no sangue assim como a produção de insulina de qualidade. Abrandando a saúde de pessoas que têm predisposição a contrair a diabetes e facilitando a vida dos diabéticos.
Outra vantagem para os diabéticos é que a moringa é um anticoagulante poderoso acelerando a regeneração de cortes possibilitando uma cicatrização mais rápida.
Além de tudo isso a moringa ajuda a emagrecer e é usada por nutricionista na dieta de pessoas obesas. A planta moringa oleífera reduz a vontade de ingerir carboidratos, melhora metabolismo, dá maior disposição, regula os hormônios lançando a dopamina em maior quantidade dando maior sensação de prazer e felicidade.
Com a dopamina e a testosterona liberadas no corpo a libido também aumenta assim como a performance sexual.
A planta moringa oleífera é suplemento completo para a alimentação.
A natureza com a sua imensa sabedoria tem como regra que tudo demais é veneno. Por isso exageros no consumo da moringa são proibidos, isso por que ela pode causar náuseas, tonturas, diarreia, cálculos renais, acidez estomacal, úlceras e excesso dos glóbulos brancos.
Em caso de gravidez a moringa pode causar danos, incluindo morte do feto, isso por que ela possui substâncias abortivas. Em caso de gravidez ou amamentação nunca tome sem a permissão do médico.

PLANTA MORINGA OLEÍFERA

Essa árvore que possui folhas tão pequenas pode trazer uma melhoria na vida de muitas pessoas. Apenas usufruindo de maneira correta o que a própria natureza tem a nos oferecer.
A planta moringa oleífera pode ser encontrada em casas de raiz, segmentos de medicina alternativas e em sites na sua solução em cápsulas.

Deixe um comentário