🎖️ MORINGA OLEÍFERA PARA QUE SERVE? 🌿 CONHEÇA BENEFÍCIOS

moriga oleifera para que serve

Moringa oleífera se trata de uma árvore que possui um enorme potencial benéfico para a saúde do ser humano, além de fomentar outras qualidades para a estética, purificação de água, trato de animais e na fabricação de materiais em fibra têxtil como o papel.
Dessa árvore se aproveita tudo, pois de suas raízes são feitas soluções anti-inflamatórias, abortivas, armações que evitam o processo de erosão, além da purificação da água.
Da madeira é possível fazer papel e outros produtos utilizando a fibra têxtil, das suas flores são à base de alguns cosméticos e podendo ser também comida. Das folhas secas ou suculentas podem ser ingeridas, feito a infusão, e adicionando o seu pó nas refeições.

moriga oleifera para que serve
As sementes são utilizadas para a fabricação do óleo de ben, do mel da moringa e do pó. Assim como também participa do processo de purificação de água. E do seu óleo é feito tintas artísticas.
É conhecida na Índia por curar 300 enfermidades distintas, além de todos esses benefícios.
Se a sua dúvida é “Moringa oleífera para que serve?” Acompanhe a matéria até o final e saiba tudo sobre a moringa oleífera.

MORINGA OLEÍFERA PARA QUE SERVE? CUIDADOS ESTÉTICOS!

A moringa hoje é utilizada na indústria da estética como componente principal para produtos de cabelo como shampoo, condicionadores e máscaras de tratamento, assim como produtos para pele como óleos pós-banho e cremes hidratantes e cremes faciais rejuvenescedores.
moringa oleifera na estéticaIsso por que ela possui uma grande quantidade de antioxidantes e vitaminas melhorando a pele hidratando e rejuvenescendo. Ajuda no crescimento do cabelo, fortalecimento e diminui as quedas, protege de danos por raios UV e limpa eficientemente o couro cabeludo.
A ingestão da moringa também traz esses benefícios além de melhorar também a qualidade das unhas.
Os antioxidantes que encontramos na moringa ajudam na eliminação dos radicais livres que em excesso traz o envelhecimento precoce, por isso essas substâncias melhoram a qualidade da pele, cabelo e até das unhas.
Os antioxidantes também servem para uma melhor manutenção do coração evitando assim doenças cardíacas, evita esclerose e retardar o Alzheimer e algumas doenças pulmonares.
Na moringa encontramos quarenta e seis tipos de antioxidantes entre eles a vitamina A, C e E, também selênio, ômega 3, flavonoides, licopeno e carotenóides.

Leia Também:  Chá de Moringa: Super chá da vida e seus benefícios

MORINGA OLEÍFERA E NUTRIÇÃO

Na nutrição podemos ver várias contribuições provindas da moringa. Hoje há quem afirme que ela seja o caminho para a erradicação da fome.
Isso por que ela já é utilizada como arma contra a desnutrição nos países que possuem altos índices de indivíduos que sofrem com a fome. As mudas da moringa são entregues para famílias carentes para que haja o seu cultivo doméstico a fim de nutrir diariamente essas pessoas.
moringa oleifera nutriçãoElas são ensinadas como usar da melhor maneira a moringa oleífera para na alimentação, uso com os animais, para melhorar a qualidade da água e na sua utilização como planta medicinal.
Além da quantidade de antioxidantes, ela possui mais de noventa nutrientes diferentes, sais minerais, anti-inflamatórios e aminoácidos. Nove dos aminoácidos que a moringa produz o corpo humano necessita de reposição externa, pois não produz sozinho.
Então para a nutrição a moringa tem um papel importante, pois além de proporcionar diversos nutrientes ela disponibiliza-os em grande quantidade. Ultrapassando muito os alimentos que consumimos diariamente.
Os aminoácidos nos ajudam na composição dos músculos, auxiliando para que eles cresçam sem sofrer desgaste da massa muscular. Eles possibilitam que a tireoide trabalhe corretamente lançando em nosso organismo hormônios que apresentam um papel importante, como a testosterona que é responsável pela liberação de outros neurotransmissores como a dopamina. Ela por sua vez combate o cortisol, diminuindo a indisposição, a tristeza, ansiedade e até a depressão.
Fora os aminoácidos a moringa oferece cálcio que melhora a formação óssea e também a reposição, já que as mulheres a partir dos vinte e cinco anos de idade perdem grandes quantidades de cálcio diariamente, principalmente na gravidez e na menopausa. O mesmo acontece com homens a partir dos cinquenta anos.
As proteínas, vitaminas, antioxidantes e os aminoácidos aceleram o metabolismo facilitando a queima de calorias, além de oferecer colesterol bom que elimina o ruim. O zinco evita os picos de glicose evitando o acúmulo de gordura. A ingestão da moringa dá saciedade prolongada e é ótima para quem come por compulsão, pois há um controle de glicose no sangue que consequentemente diminui a vontade de consumir doces.

Leia Também:  Moringa: para que serve?

MORINGA OLEÍFERA PARA A SAÚDE

E se falamos de nutrição obviamente falamos de saúde também. Por essa disposição incrível de nutrientes indispensáveis para o pleno funcionamento do nosso corpo a moringa é utilizada em diversos tratamentos.
Doenças cardíacas, neurais e pulmonares são alguns exemplos que o tratamento pode ser feito com moringa.
Hipertensão cardiovascular e pulmonar é controlada através dessa planta, pois ela absorve melhor a quantidade de sódio ingerido e é diurético, evita o espessamento das artérias facilitando a passagem de sangue.
Por sua ação anti-inflamatória melhora bronquites, alergias, asmas e algumas doenças autoimunes.
Algumas demências podem ser evitadas através da suplementação com antioxidantes, revertendo à rápida deterioração dos neurônios em casos de esclerose múltipla e o Alzheimer.
Estudos laboratoriais comprovam que a folha da moringa retarda o aparecimento do Alzheimer e em alguns casos previne totalmente.
moringa para que serveEsse mesmo estudo mostrou registros interessantes sobre os portadores da doença, no qual a utilização de moringa fez com que em alguns pacientes o Alzheimer se estagnar, evitando o agravamento do sistema nervoso.
A moringa oleífera vem se mostrando muito eficiente também na diminuição de dores causadas por inflamações sendo menos agressiva ao organismo que a ingestão de remédios.
As quantidades de anti-inflamatórios que a moringa possui torna uma atuante em potencial em casos de dores nas articulações causadas por inflamações como, por exemplo, a artrose, hérnia de disco e a artrite reumática.
Em muitos casos os remédios que são ingeridos para lidar com esses males trazem outros danos e principalmente no fígado e rins. A moringa além de não causar esses danos ela ainda ajuda na regeneração do fígado, auxiliando no funcionamento dos rins, inclusive prevenindo a formação de cálculos renais e pedras nos rins.
Outra utilização da moringa planta para tratamentos medicinais é na cicatrização, herpes, fortalecimento do sistema imunológico, o combate de patógenos, doenças falciformes, cegueira e catarata, anemia, câncer, redução do colesterol ruim, urolitíase, diabetes, distúrbios no estômago e edemas.

Leia Também:  Moringa Oleífera a planta de mil e uma utilidades

OUTRAS SERVENTIAS DA MORINGA OLEÍFERA

A sua utilização para retardar e recuperar áreas que foram degradadas pela ação da erosão tem um papel importante. Já a sua madeira é utilizada na produção de papel e como o seu crescimento e de baixo custo ela é uma ótima substituta de outras árvores.
O óleo extraído da semente pode ser usado na lubrificação de máquinas delicadas e na utilização como um biocombustível. As suas folhas servem para a alimentação de animais como vaca, coelhos, caprinos, galinhas e porcos. As suas flores fazem parte da alimentação das abelhas por que florescem o ano inteiro.
A sua semente pode ser utilizada para fazer a purificação da água barrenta, tornando-a potável. Ela extrai a argila e bactérias que se encontram para o fundo da garrafa deixando a água limpa e potável. Para finalizar o processo da decapagem a água deve ser coada.
Cerca de três sementes da moringa limpa um litro de água. Hoje essa purificação acontece através da adição de sai de alumínio, que após do processo não podem ser descartado de qualquer jeito, pois forma um lodo que leva a poluição do solo. No caso da moringa os dejetos que sobram são totalmente biodegradáveis e naturais não danificando nada no meio ambiente.
Possui inúmeras serventias para os seres humanos e há uma série de estudos em cima de suas capacidades. Não é a toa que a moringa é intitulada como a planta milagrosa.

MORINGA OLEÍFERA PARA QUE SERVE?

Essa árvore maravilhosa ajuda em diversas áreas da vida do homem e ainda promete ser a cura do câncer, do Alzheimer e erradicar a desnutrição.
A moringa é fantástica, mas o seu consumo deve ser de modo consciente, pois o exagero na dosagem pode trazer complicações clínicas.
Moringa oleifera para que serve? Para adicionar saúde, beleza e disposição ao seu dia sem danos como os remédios, de modo simples e seguro. Apenas ingerindo um chá, adicionando as partes da moringa na salada ou tomando duas cápsulas por dia.

Deixe um comentário