Moringa Oleífera: onde encontrar?

A moringa oleífera é uma excelente opção para quem quer dar um aumento na saúde, auxiliando na prevenção de diversas doenças e na reversão de complicações clínicas. Hoje os seus efeitos ainda são motivos de muito estudo, mas os seus benefícios são comprovados e apreciados no mundo inteiro,

Porém, ela ainda é pouco conhecida no Brasil, e o seu uso é quase que restrito ao emagrecimento. No Nordeste e no Centro-Oeste do país existem pequenas plantações de moringa que possibilitam o estudo e a produção de insumos dessa magnífica planta.

Além do efeito de emagrecimento da moringa podemos citar a sua capacidade nutritiva que é o seu maior destaque. Podemos encontrar quase cem diferentes nutrientes nas suas partes, e tudo nela pode ser aproveitado.

A moringa oleífera é o ingresso para uma melhora na saúde e no seu bem-estar, adicionando nutrientes importante a sua alimentação progredindo assim no funcionamento perfeito do seu organismo.

Nessa matéria vamos conhecer mais sobre os benefícios da moringa oleífera, o que é essa planta milenar, e moringa oleífera onde encontrar! Confere até o final e não perca nenhum detalhe.

MORINGA OLEÍFERA – O QUE É?

A moringa é uma árvore que tem origem no continente asiático, mais especificamente na Índia. Ela faz parte da família Moringacea, sendo uma das treze da espécie. É conhecida também como cedro, muringa, acácia-branca e quiabo-de-quina.

O seu uso é feito desde antes de Cristo pelos indianos, que além de comê-la usavam na produção de remédio. E existe a crença de que ela traz a cura de mais de 300 enfermidades diferentes.

A árvore moringa é tida como sagrada e recebeu a nomenclatura de “árvore da vida” e “planta milagrosa”.

É classificada como uma angiosperma, pois possui flores e frutos, cresce em média de sete a doze metros e esse crescimento é muito acelerado, chegando ao auge com apenas três anos.

Tudo nela pode ser utilizado, para o consumo humano, tornando-a a planta mais útil da humanidade.

MORINGA OLEÍFERA E A DESNUTRIÇÃO

Desde do século passado a moringa vem sendo a base de um projeto pleiteado pela ONU que prevê a erradicação da fome e da desnutrição no mundo. Por ser rica em vários nutrientes a moringa é levada a aldeias e dada em mudas para famílias, assim eles podem cultivá-la e se beneficiar dos seus nutrientes.

Ela floresce o ano inteiro e cresce rapidamente, podendo ser utilizada para a alimentação das pessoas. Estima-se que um pé de moringa adulto pode abastecer até dez famílias diariamente.

Além do seu uso humano, animais e gados são alimentados com a planta a fim de fortalecer e melhorar a qualidade da carne dos animais.

No Brasil a moringa vem sendo alvo de estudo para que futuramente ela possa vir nas refeições de creches e escolas públicas do todo o país, com o intuito de amenizar a desnutrição. Hoje, algumas escolas já passam por essa mudança e a saúde das crianças de 3 a 7 anos subiu drasticamente.

MORINGA OLEÍFERA E O TRATAMENTO DA ÁGUA

Além da nutrição, a moringa também é utilizada para o tratamento de água barrenta. Cerca de três sementes são suficientes para que o processo de decantação funcione em um litro de água.

Nesse processo a sementes da moringa atraem bactérias e as partículas de argila e barro, com a gravidade, esses acúmulos de impurezas são separados da água e são levados para o fundo do recipiente, eliminando até 99% das impurezas da água. Isso acontece em um período médio de noventa minutos, porém, quanto mais tempo ela ficar de repouso mais garantida será a purificação. Depois a água é coada e filtrada, sendo possível para o consumo.

Os dejetos que sobram depois da limpeza da água, podem ser descartados na natureza, pois são biodegradáveis. Diferente do processo atual que usa componentes do alumínio, o qual é muito agressivo à natureza após o descarte.

BENEFÍCIOS DA MORINGA PARA A SAÚDE

Como visto anteriormente, a moringa tem em sua composição quase cem nutrientes, entre eles podemos encontra vitaminas do complexo A, B, C, D e E, além de ômega. Também é visto aminoácidos variados, anti-inflamatórios, antioxidantes e sais minerais, dentre esses se destacam o cálcio, ferro, zinco e o potássio.

Além de rica em diferentes nutrientes, ela chama atenção pois os possuem em grandes acúmulos, oferecendo em uma refeição mais proteínas que um bife, mais vitamina B que o fígado e o amendoim, mais vitamina A que quatro cenouras grandes, mais ferro que um quilo de espinafre, a mesma quantidade de potássio que consumiríamos em quatro bananas, mais vitamina C que em uma laranja. O cálcio encontrado em algumas gramas de moringa são equivalentes a 1 litro e 600 ml de leite de vaca.

Moringa Chá da vida, onde encontrar?

Essas quantidades formidáveis de nutrientes tornam o corpo rejuvenescido e com uma saúde impecável, por isso é notório os benefícios que são percebidos em pouco tempo de consumo da moringa.

  • Mais disposição para as tarefas diárias e antes e depois de treinos físicos;
  • Aumento do desejo e desempenho sexual;
  • Regulação do período menstrual e diminuição dos efeitos causados pela menopausa, pois regula as taxas hormonais no corpo;
  • Sensação de alegria, redução do estresse, ansiedade e depressão;
  • Melhora a memória e a capacidade de aprendizado;
  • Fortalece os ossos, eliminas as dores causadas por inflamações como atrite, artrose, disco de hérnia e tendinite;
  • Reduz a pressão arterial, melhora a passagem de sangue pelo coração, assim como as células desse órgão;
  • Ameniza alergias, doenças autoimunes, bronquites, asmas e a pressão pulmonar.
  • Reduz os índices de enxaqueca e dores de cabeça, repõem os neurônios e ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas;
  • Ajuda no funcionamento do intestino, evita úlceras e regulariza o PH do estômago tratando inclusive gastrites;
  • Os rins e o fígado são protegidos quando é consumido moringa, ajudando no funcionamento e na eliminação de dejetos;
  • Rejuvenesce a pele deixando-a mais hidratada e firme, amenizando acnes, cravos, rugas, manchas e marcas de expressão;
  • O couro cabeludo passa por uma limpeza, eliminando todas as impurezas, fortalece os cabelos, deixando com melhor aspecto mesmo após tratamentos agressivos;

ONDE ENCONTRAR MORINGA OLEÍFERA?

A moringa pode ser encontrada em lojas especializadas em tratamentos em produtos naturais. Casas de raízes e estabelecimentos que vendem plantas importadas.

Há projetos que distribuem de forma gratuita as sementes da moringa.

Pode ser encontrada na internet nas suas mais variadas formas, em cápsulas e mudas para a entrega. No caso das cápsulas de moringa é necessário que haja uma atenção no momento da compra e na qualidade do produto, evitando fraudes e pessoas agindo de má fé. Não compre em locais como o mercado livre, procure comprara pelos sites oficiais dos produtos e verifique se possuem selagem da ANVISA.

Moringa Planta

TER MAIS SAÚDE – MORINGA OLEÍFERA ONDE ENCONTRAR

Dar o primeiro passo para caminhar na saúde pode não ser tão complicado quando se consome da “árvore da vida”, a moringa oleífera.

Os benefícios da moringa são diversos e podem ser utilizados por todos, apesar de seus componentes serem um pouco difíceis de achar, vale a pena se esforçar para adicioná-la em sua rotina diária.

Quer gozar de uma saúde implacável? Então coloque em suas refeições a árvore moringa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr