Moringa: para que serve?

Esta cada vez mais comum pessoas usarem o tratamento natural como uma forma curar doenças e até mesmo se prevenir delas, por isso há uma grande massa de informação de chás milagreiros que eliminam as impurezas do corpo, emagrecem e deixam você saudável, sopas detox, plantas que são a cura das doenças mais improváveis. Na verdade, muitas dessas coisas que vemos na internet são balela ou um exagero.

Porém a moringa não é somente uma planta com a funcionalidade comprovada por estudos científicos, como ainda é alvo de diversas análises acerca dos seus benefícios no uso medicinal.

Ela não faz milagre não! O que ela é capaz de fazer é adicionar na sua rotina as quantidades necessárias de nutrientes que melhoram sua saúde e que podem curar e prevenir enfermidades. Além da sua função nutricional, a moringa vem acompanhada de outras diversas finalidades.

Quer saber mais sobre essa fantástica planta? Então confere mais sobre a moringa oleífera para que serve e os seus benefícios para a saúde.

Moringa, para que serve?

O QUE É A MORINGA OLEÍFERA?

A planta moringa oleífera é originária da Ásia, porém pode ser encontrada comumente também no continente africano, é uma das treze espécies da família Moringacea sendo a mais cultivada no mundo inteiro. Na Índia é tida como a planta milagrosa ou a árvore da vida, e atribuem a ela a cura de mais de trezentas doenças diferentes. Lá, o seu uso é comum na alimentação de camponeses e de animais, inclusive é o ingrediente principal de um prato típico indiano.

Na África o seu uso tem uma potencialidade maior. Por conter diversos nutrientes e em grandes quantidades, a moringa oleífera é usada em ações sociais que visam a erradicação da desnutrição e fome mundial. Muitas famílias recebem uma muda de moringa e são instruídas quanto ao seu uso na alimentação e na medicina. Tornando possível a saída de milhares de famílias carentes do estado de desnutrição. A moringa ainda apresenta outra característica impressionante é que em suas sementes é possível purificar a água através da decantação, melhorando até 99% possibilitado o consumo.

DESCRIÇÃO

A moringa oleífera é uma árvore de porte pequeno a médio, com a estatura máxima de 12 metros, tem um crescimento acelerado e chega ao limite aos três anos, assim como a sua maturidade. É uma angiosperma, pois ela possui flores e frutos, na moringa os seus frutos são em forma de vagem, protegendo as sementes. Essas vagens surgem depois de um ano após o plantio da árvore. É comum que ela seja podada na altura de um metro e meio, assim o recolhimento das suas folhas e frutos é mais facilitado.

As suas flores possuem uma cor de bege, amarelo claro e branco, possui um aroma muito característico dela, inclusive é a base de perfumes de grife a base de moringa.

MORINGA PARA QUE SERVE?

Essa é uma das plantas com maior utilidade humana, vamos citar algumas das suas utilizações em vários ramos do comércio e da indústria, assim como, no manuseio comum.

CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Na criação de animais as folhas de moringa são utilizadas para alimentação e no tratamento de doenças, principalmente causadas por microrganismo, como os fungos e bactérias, e inflamações. Animais como galinhas, coelhos, pássaros de criação, vacas, cabras e ovelhas, porcos e cavalos são os maiores beneficiários da moringa.

Com essa alimentação, essa incrível planta melhora a qualidade da carne, e evita com que os bichos adoeçam com maior frequência.

INDUSTRIA DE FIBRA TÊXTIL

Uma das qualidades mais notórias da moringa é que todas as suas partes podem ser aproveitadas. E a sua madeira não fica de fora! Por ter um plantio de baixo custo e com um crescimento acelerado, a madeira da moringa é o insumo perfeito para a extração da fibra têxtil, e a partir dela temos o papel.

INDUSTRIA COSMÉTICA

O uso da moringa no meio cosmético é impressionante. A folhas de moringa possuem um acúmulo de vitamina A e vários antioxidantes, permitindo que ela regenere a pele e combata os efeitos causados pela velhice. O que fomenta na sua utilização em cremes anti-idade e hidratante corporais.

Além da pele, a moringa ajuda na manutenção dos cabelos, deixando os mais fortes, resistentes a queda e com mais brilho, amenizando até os maus tratos químicos. Além disso ela serve como esfoliante para o couro cabeludo, evitando caspas e inflamações no casco da cabeça. Então, é possível encontrar os insumos da moringa oleífera em shampoos, cremes de pentear, máscaras de tratamento, condicionadores e em óleo. Para as madeixas, o óleo de moringa é tão benefício quanto o óleo de argan.

Moringa Oleífera, para que serve?

EMAGRECIMENTO

O chá de moringa é o queridinho da atualidade para quem deseja emagrecer, isso por que possui uma quantidade ideal de antioxidantes, vitaminas e aminoácidos que são responsáveis pelo funcionamento metabólico. Assim quando adicionamos eles às nossas refeições diárias o nosso corpo começa a acelerar na queima de calorias, gerando mais energia.

Além do chá, a ingestão de uma salada com folhas, flores, sementes, vagens ou raiz da moringa oferece um controle da fome, pois possui fibras que ajudam na saciedade e reduzem a vontade de comer doces. Dá mais disposição, o que contribui na queima de calorias, e permitindo maior pique em treinos e exercícios. Ajuda na retenção de líquidos, que leva ao inchaço, visto principalmente em mulheres que estão no período menstrual ou na menopausa.

Por ser diurética e ter antioxidantes elimina mais rápido as impurezas do organismo, tendo a função de detox. Ela também melhora na saúde mental reduzindo as chances de ansiedade e depressão, assim como o estresse. E auxilia no crescimento da libido e no desempenho sexual.

SAÚDE E NUTRIÇÃO

Como vimos, a moringa tem um papel fundamental na nutrição tirando pessoas da situação de fome. Isso por que ela possui quase cem nutrientes diferentes em sua composição, e todos são vistos nela em grandes quantidades, permitindo que o corpo funcione de maneira plena e satisfatória.

Na moringa são encontrados antioxidantes que são responsáveis por eliminar os radicais livres que levam ao envelhecimento e morte das células, assim como a sua restauração. Melhorando os órgãos internos como o coração amenizando quadros de hipertensão, pulmão, rins e fígado. Restaurando os neurônios tratando e curando doenças que afetam o cérebro como o Alzheimer e outras demências.

Possui também aminoácidos que melhoram o ganho de massa muscular e o intestino.

MORINGA OLEÍFERA PARA QUE SERVE? TER SAÚDE E DISPOSIÇÃO

A moringa na nossa alimentação, podemos ter mais saúde, disposição física e mental para enfrentar a rotina e as situações. A moringa oleífera suplementa as nosso corpo devolvendo a juventude física e emocional.

Age amplamente no tratamento de doenças e além de tudo as previne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr