Moringa, como usar? Aprenda a consumir corretamente

Ao longo das eras a natureza vem esbanjando a sua sabedoria em prol do bem-estar do homem, e através dela criamos a nossa tecnologia, elementos da nossa cultura e avançamos para o nível que estamos hoje.

Muitas descobertas foram feitas através do estudo da fauna e flora. E esse auxilio ainda persiste da parte da natureza, eis que vamos falar sobre a Moringa, um dos maiores presentes que a mãe terra podia nos dar.

Moringa, acácia-branca, muringa, moranga, quiabo-de-quina são diversos nomes para a mesma árvore que possui qualidades excepcionais na utilização humana. Com a moringa oleífera podemos alimentar milhares de pessoas, uma árvore adulta é capaz de abastecer dez famílias, purificar a água em 99%, ter a base de um remédio natural que pode solucionar mais de trezentos problemas de saúde.

A planta moringa tem um crescimento rápido, para largas plantações não apresenta um custo alto e tudo nela é aproveitado. Incrível, não é?!

Acompanha a matéria e descubra mais sobre moringa e como usar!

Moringa, benefícios e como usar

IMPORTÂNCIA NA MORINGA PARA A ALIMENTAÇÃO

Famílias inteiras sofrem com a desnutrição nos países mais pobres do continente africano e asiático. Porém, através de um projeto com o intuito de erradicar a fome com base na alimentação com moringa, esse quadro vem se revertendo.

As famílias passam por uma educação de como usar a moringa para melhorar a nutrição e como tratar de doenças e ganham mudas da árvore para o consumo doméstico, assim as famílias podem se nutrir da árvore e melhorar a quantidade de nutrientes absorvido diariamente.

Essa solução com a moringa tirou várias crianças do risco de morte por conta da fome, a ajudou muitas mulheres gestantes a darem continuidade na gravidez diminuindo os riscos, além de capacitá-las na amamentação.

Em algumas escolas e creches brasileiras, implementaram a moringa na rotina das crianças. A merenda escolar tem como ingrediente a moringa oleífera, e como esperado, a saúde dos pequenos se elevou muito, tirando crianças da desnutrição. Ainda está em análise a possibilidade de abranger o projeto para o Brasil inteiro, tendo foco principalmente as regiões onde os índices de desnutrição infantil são maiores.

VAMOS ENTENDER O PORQUÊ A MORINGA É IMPORTANTE NA ALIMENTAÇÃO:

O valor nutricional da planta é extraordinário, nela podemos encontrar vários componentes, para ser mais exato são noventa e dois. Obtemos nela aminoácidos, antioxidantes, vitaminas, sais minerais e diversos anti-inflamatórios, antifúngicos, antibacterianos e antimicrobianos.

Moringa, como usarAlém da quantidade de insumos, o surpreendente é o acúmulo total de cada nutrientes. Elevando o seu poder nutritivo e chegando a superar os alimentos que encontramos no país e que comemos todos os dias.

A árvore moringa apresenta vitaminas do complexo A, B, C, D e E, em quantidades ela tem mais vitamina que a cenoura cerca de quatro vezes, contém um valor acima que a laranja em vitamina C duas vezes, e o mesmo ocorre com a vitamina B, que as quantidades tidas na moringa ultrapassam as encontradas no amendoim e no fígado bovino.

Os sais minerais também apresentam essa diferença entre a moringa e os demais alimentos, podemos citar como exemplo o potássio, ferro e o cálcio. Em cem gramas de folhas de moringa frescas temos a mesma quantidade de potássio que quatro bananas, contém a mesma quantidade que um quilo de espinafre, e encontramos o mesmo tanto de cálcio que em 1litro e 600 ml de leite bovino.

Com as proteínas não são diferentes; a moringa possui mais proteínas em cem gramas que a carne vermelha com o triplo de gramas, além de não conter nenhum tipo de gordura má, ao contrário da carne vermelha. O que a torna uma opção viável para quem não consome carne.

MORINGA COMO USAR NA ALIMENTAÇÃO?

Da planta moringa tudo pode ser aproveitado, com exceção do tronco, tudo pode ser ingerido.

FOLHAS

As folhas da moringa são uma de suas partes mais consumidas, frescas, secas, moídas ou em pó, as folhas levam para o organismo muito da essência da planta.

Ela pode ser consumida retirando direto da árvore moringa, apenas lavando pode ser adicionada em saladas substituindo, inclusive, a alface. Serve como tempero de carnes e sopas e podem ser cozidas a vapor.

Elas secas podem ser adicionadas nas mais variadas receitas, desde chás gelados até a em doces.

O pó de moringa é adicionado em iogurtes, shakes, vitaminas, smoothies, saladas de fruta, e outras refeições secundárias.

O ideal é que se consuma um punhado de folhas em uma semana, nada a mais que essa quantia, e uma colher de pó de moringa diariamente.

FLORES

As flores são uma delícia, macias e possuem um gosto adocicado e singelo, podem ser consumidas frescas e se for de sua preferencia podem ser cozidas a vapor.

Podem ser ingeridas nas refeições secundárias, mas podem ser o acompanhamento de saladas e sopas. Possuem uma quantidade excelente de antioxidantes, o que permitem ser usadas na pele, melhorando a cicatrização e a retirada de manchas.

VAGEM

As vagens podem ser cozidas da mesma forma de outras, podem ser adicionadas no cozimento do feijão e de carnes. Possui um sabor muito similar ao das vagens de feijão.

Pode servir de alimentos de animais roedores.

SEMENTES

As sementes da moringa têm diversas utilizações. Elas cozidas são complementos de saladas, tempero de carnes, feijões, sopas e outras refeições. Possuem muitos nutrientes e é rica principalmente em vitamina C, antioxidantes e aminoácidos.

Com as sementes frescas você pode deixá-las repousando em água morna por quinze minutos e depois ingerir a água todos os dias, assim estará limpando o organismo e ingerindo os seus nutrientes.

Das sementes de moringa é feita a farinha de moringa que substitui a farinha tradicional de trigo, não contém glúten, nem substâncias que podem causar alergias.

Também é extraído das sementes o óleo de moringa ou óleo de ben. Ele pode ser usado na comida como o azeite, ou no corpo e nos cabelos, tendo um efeito melhor que a utilização do óleo de argan.

RAIZ

As raízes podem ser utilizadas somente enquanto a planta ainda está em processo de maturação, pois são suculentas. Após a chegada da vida adulta da planta ela seca e fica inviável para o consumo.

A raiz da moringa pode ser usada em chás, saladas e como tempero. Deve sempre ser cozida. Deixar a raiz cortada de repouso em uma garrafa pet cheia de água por 48h temos uma solução cicatrizante e antibacteriana, ideal para a limpeza de feridas.

A raiz é rica em cálcio e em anti-inflamatórios, ajudam mulheres a produzirem mais leite materno.

Porém o seu uso deve ser feito com cautela, pois ela pode ser tóxica quando ingerida em excesso. E para mulheres gestantes o seu uso não é recomendado tendo em vista que ela possui substâncias abortíferas.

MORINGA COMO USAR PARA OBTER UMA MELHOR SAÚDE

Rica em nutrientes, a moringa oleífera pode ser a chance de melhorar a saúde do seu corpo, assim como o seu bem-estar.

Ela possui diversos benefícios e árvore moringa pode ser uma aliada poderosa no trato de doenças.

Ter uma planta moringa em casa, pode te auxiliar na suplementação das suas refeições, e também no cuidado da sua família e até da sua vizinhança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr