Moringa Oleífera receitas: super dicas

Adicionar a moringa em sua alimentação, sem dúvidas, é uma das melhores formas de aprimorar a sua saúde, evitando diversas doenças e até mesmo curando. Isso por que essa planta possui diversos nutrientes que permitem que o corpo usufrua de uma saúde de ferro.

Além de muito nutritiva, ela permite que tudo nela seja aproveitado, desde suas raízes, até as suas sementes. Propiciando a liberdade de adiciona-la de várias maneiras nas suas receitas diárias, adicionando com criatividade a moringa oleífera na sua rotina.

Moringa ReceitasCom mais de noventa nutrientes, a árvore moringa é capaz de propiciar um melhor desempenho físico, mais disposição, uma notória melhoria na saúde mental otimizando a memória, aguçando o aprendizado, eliminando a ansiedade, depressão e o estresse.

Além de proteger o coração, pulmão, fígado, rins, estômago e intestino, melhorando quadros de anemias, eliminando toxinas do corpo pela urina e suor. Tratando inflamações, patógenos e até mesmo o câncer.

Folhas, raiz, flores, sementes, vagens, pó, mel ou farinha de moringa, podem ser usados como ingredientes para moringa oleífera receitas. Quer saber como levar a árvore moringa para as suas refeições?! Então confere o artigo até o final e se delicie com as incríveis receitas que selecionamos para você.

O QUE É A MORINGA OLEÍFERA?

A moringa é uma árvore que possui flores e frutos, entrando na classificação de angiosperma. Possui um porte médio que alcança em média 7 a 12 metros de altura o tronco de espessamento fino. Seus frutos vêm em forma de vagens que revestem as sementes, as flores são pequenas, assim como as folhas e as flores têm cor de branco amarelado ao bege.

Tem um custo muito baixo de replantio e por crescer em uma boa velocidade é usada para a produção de papel através da extração de sua fibra têxtil, porém isso tudo não é o mais surpreendente da moringa, e sim a sua constituição nutricional.

Por ter um grande potencial para a nutrição, ela é utilizada na alimentação de diversas famílias carentes dos países africanos e asiáticos onde há grandes números de pessoas que sofrem com a extrema pobreza e fome. Nesses locais os moradores são educados em como cultivar a moringa no uso doméstico e como se utilizar dos seus insumos para a alimentação e no trato de doenças. Além disso, a sua semente auxilia na purificação de água barrenta, eliminando uma boa quantia das bactérias, cerca de 99%.

Em termos nutritivos ela tem um teor muito concentrado de substâncias que consumimos diariamente, por exemplo: o espinafre é uma das maiores fontes de ferros que nós, brasileiros, consumimos. Porém a moringa tem em quantidade desse mineral até 4 vezes mais; o mesmo acontece com a carne vermelha que oferece uma quantidade razoável de proteínas e essa mesma proteína é vista na moringa oleífera 6 vezes mais, o potássio na banana, a vitamina C da laranja é três vezes menor que a da árvore moringa, assim como a vitamina A que temos na cenoura, que é inferior a quantidade presente nas folhas da moringa o dobro. O leite da vaca não fica de fora, isso por que possui cinco vezes menos cálcio que na planta moringa oleífera.

BENEFÍCIOS DO CONSUMO DA MORINGA PARA A SAÚDE E A BELEZA

Uma bomba de saúde ao nosso corpo, se levarmos em consideração que ela é rica em diversos nutrientes, e estes são presentes nela estão em grande concentração, assim a moringa é capaz de trazer diversos benefícios e vantagens para o nosso corpo propiciando até uma maior beleza.

O consumo dela pode ser feito através das suas partes frescas, vale salientar que a raiz tem um período máximo de extração, somente deve ser consumida quando a árvore é jovem, depois da maturação elas secam e ficam inviáveis ao consumo. Podem ser ingeridos os seus insumos secos como a flor, semente e flores, em pó conhecido como o “pó de moringa”, o mel extraído da planta e o óleo, assim como a farinha de moringa.

Para aqueles que consomem diariamente os insumos da moringa, sem exageros, as mudanças para melhor são diversas.

  • Para os cabelos a moringa pode potencializar a saúde das madeixas, isso por que a vitamina A que ela possui fortalece e deixa os fios mais sedosos, o seu óleo pode ser adicionado a hidratações diárias para a manutenção, além disso ela limpa de modo eficaz o couro cabeludo e elimina as caspas;
  • O efeito na moringa oleífera na pele é incrível, além de hidratar e deixar a pele mais uniforme, ela restabelece as células evitando que haja o envelhecimento da pele, fazendo com que haja uma redução nas marcas de expressão, rugas e firma bem a pele. Elimina as toxinas que prejudicam a beleza da pele através da urina e do suor;
  • Emagrecer é possível com a árvore moringa, isso por que ela é capaz de acelerar o metabolismo auxiliando na queima de calorias, reduz a retenção de líquidos que é muito comum em mulheres no período menstrual ou na menopausa. Potencializa a absorção de nutrientes, ajuda no crescimento dos músculos e no seu fortalecimento, reduz a vontade de comer carboidratos e ameniza os picos de glicose o que evita a o acúmulo de gorduras pelo corpo;
  • O coração também é um beneficiado com a ingestão da moringa, por que o zinco ajuda no afinamento do sangue facilitando a sua passagem pelas artérias, além do a diminuição do espessamento das artérias. O ferro ajuda na absorção de sódio do corpo reduzindo drasticamente a pressão arterial elevada e renova as células do coração tornando-o mais forte e menos propenso a doenças;
  • Para os diabéticos a moringa tem um papel muito importante, isso por que, a planta moringa auxilia na regularização da glicose no sangue, melhora a qualidade da insulina produzida pelo corpo por conta das grandes quantidades de zinco, além do mais possibilita uma cicatrização mais rápida;
  • Àqueles que possuem baixa imunidade, a moringa oleífera é uma ótima forma de solucionar esse problema. Por conter uma boa concentração de vitaminas, principalmente a C, ela possibilita um fortalecimento grande da nossa imunidade, além de aumentar a quantidade os glóbulos vermelhos no sangue. Ótima para pessoas soropositivas e crianças com baixa imunidade;
  • Findar o estresse, ansiedade e a depressão é possível quando se tem na alimentação o consumo de antioxidantes. Eles repõem as células mortas do cérebro, e ajudam na produção de hormônios e neurotransmissores que permitem a sensação de felicidade, e no combate no cortisol (hormônio causador dos sintomas de estresse). Assim reduz as chances de ter ansiedade e depressão, além de não ter picos de estresse;
  • Como dito antes a árvore moringa aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, assim, ela é uma grande aliada no combate à anemia. Por que possui muito ferro em sua composição, é diurética, permitindo que as toxinas nocivas que estão presentes no sangue sejam eliminadas;

A moringa auxilia numa infinidade de coisas, há quem diga que ela cure até trezentas doenças. Apontamos aqui as funções mais notórias dela e que possibilita uma visão rápida da potencia dessa magnífica árvore, até por que essas mudanças são rapidamente percebidas quando começa a ingestão da moringa.

MORINGA OLEÍFERA RECEITAS DELICIOSAS!

Com a moringa é possível se fazer de tudo, desde receitas doces e sobremesas, a salgadas e até mesmo bebidas. Confere algumas receitas que selecionamos para você poder adicionar de maneira criativa e saudável a moringa.

Moringa com Arroz

STROGONOFF DE FRANGO COM MORINGA

Sabe aquela receita para impressionar os amigos e a família no fim de semana? Então, essa receitinha de strogonoff de franco com moringa vai deixar todos com a água na boca!

Para fazer essa receita é necessário um quilo de peito de frango cortados em cubinhos cozido, uma caixa de creme de leite light, um pacote de azeitonas, duas folhinhas de manjericão, algumas folhas de moringa oleífera, metade de um tomate cortado em cubos, metade de uma cebola cortada em pedaços pequenos, duas colheres de extrato de tomate, dois alhos amassados, duas colheres de shoyu, sal e pimenta a gosto.

Inicie refogando a cebola e o alho no azeite, depois adicione o frango (já cozido) com as folhas de moringa, quando o frango estiver dourando adicione os cubos de tomate, o shoyo, depois o extrato de tomate sal e pimenta. Adicione 50 ml de água aos poucos sem deixar secar.

Após cozido e temperado coloque o creme de leite e o extrato de tomate, desligue o fogo e adicione o manjericão e as azeitonas.

Pode ser acompanhado com arroz com batata palha ou uma salada.

RECEITA DE PATÊ DE ALHO COM PÓ DE MORINGA

Esse patê vai bem com uma torradinha, pão integral e bolacha água e sal. É super fácil e pode se tornar bem nutritivo com a presença da moringa.

Para fazer esse patê você vai precisar de quatro dentes de alhos picados ou amassados, um copo de ricota, 250 ml de leite bem gelado, 300 ml de maionese light e 75g de pó de moringa oleífera e sal a gosto

No liquidificador adicione o leite o alho e o sal, até que tudo fique bem misturado. Diminua a velocidade do liquidificador e adicione aos pouquinhos a ricota e a maionese, até que ele assuma o ponto de patê, grosso e muito consistente. Depois é só se deliciar.

BRIGADEIRO DE CHOCOLATE, COM MORINGA

Toda criança adora brigadeiro, não é?! E que tal adicionar mais nutrientes a essa receita brasileiríssima? Fica facílimo quando se tem moringa em casa.

Vamos à receita!

Primeiro vamos precisar de uma caixa de leite condensado light, quatro colheres de achocolatado em pó de sua preferência, 50g de pó de moringa, uma colher de sopa de manteiga e folha de moringa fresca e triturada misturada com granulado de brigadeiro.

O preparo é simples e rápido, em uma panela adicione a colher de manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó junto com o pó de moringa, deixe em fogo médio. Misture com uma colher por 10 minutos.

Quando começar a desgrudar da panela baixe o fogo e mexa até que atinja o ponto de brigadeiro. Depois desligue o fogo, coloque o brigadeiro em uma vasilha e leve para o congelador por duas horas.

Passando o tempo na geladeira, faça bolinhas com a mão untada de manteiga e depois passe o brigadeiro na moringa junto com o granulado. Depois é só se deliciar de consciência limpa.

OMELETE DE MORINGA

Ter uma refeição bem nutritiva no começo do dia nos dá outra vibe, oferecendo energia e bem-estar. Por isso a omelete de moringa é uma excelente opção para quem quer entrar na dieta, sem se sentir meio fraquinha.

A omelete de moringa é simples de se fazer e não leva nem 5 minutos do seu tempo. Você vai precisar de dois ovos, uma colher de sopa de folhas de moringa em pedacinhos, duas fatias de tomate picadas, pimentão e orégano e sal a gosto.

Em um recipiente quebre os ovos e bata-os com ajuda de um garfo, quando estiver bem homogêneo, adicione o sal e as folhas de moringa. Numa frigideira derreta manteiga e adicione os ovos batidos e os legumes picotados. Quando estiver dourado vire para cozinhar o outro lado, por fim adicione o orégano.

Pode acompanhar a omelete com fatias de queijo branco, ou requeijão light.

CHÁ GELADO DE MORINGA

Quer cortar o consumo de refrigerantes e outras bebidas superadocicadas? O chá gelado de moringa é uma ótima opção.

Você vai precisar apenas de algumas folhas secas de moringa, fatias de limão, mel, fatias de gengibre e um litro de água morna.

Deixe a moringa descansando na água morna por uma média de quinze minutos, assim ela poderá fazer a infusão sem perder os nutrientes. No meio do processo da infusão adicione a água, o limão e o gengibre até os quinze minutos encerrarem.

Coe o chá gelado e adicione o mel para adoçar. Quando servir, adicione cubos de gelo e folhas de hortelã frescas. Ele rende bastante e o sabor varia da quantidade de moringa que você usa para cada litro.

Essas são algumas das receitas deliciosas que vão fazer toda a diferença na sua alimentação. Não vai deixar de fora do seu cardápio comidas deliciosas e nem perder a saúde, muito pelo contrário. Estará adicionando nutrientes importantíssimos em cada refeição que fizer.

MORINGA OLEÍFERA RECEITAS INCRÍVEIS

Se deliciar com moringa oleífera receitas é super fácil, com a adição da moringa na alimentação, a sua saúde já sofre um grande salto.

Aproveite os benefícios da moringa para a sua saúde e nutrição. Não perca tempo e vá atrás dos insumos da moringa, e quem sabe de uma muda. Assim você pode levar uma vida mais repleta de saúde e sem gastar muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr