Moringa Oleífera a Planta de mil e uma utilidades

Você já deve ter ouvido muito sobre a moringa oleífera, e sua capacidade nutritiva potencializada para o tratamento de inflamações e de doenças ósseas. Mas você sabia que a moringa oleífera trata cerca de mais de 300 doenças diferentes?

Sim! A moringa é usada há vários séculos e leva o título de árvore milagrosa, e isso é atribuído justamente aos seus aspectos que fazem um grande diferencial na saúde.

A Índia, o seu país de origem, é o pioneiro na utilização na moringa como planta medicinal e até como cosmético. E justamente por a Índia ser um ponto importante de exportação de produtos naturais é que a moringa ganhou os ares europeus, e rapidamente alcançou o mundo inteiro.

Quer saber mais sobre a moringa e os seus benefícios para a área da saúde e afins? Então acompanha essa matéria!

MORINGA OLEÍFERA

Como dito antes, a moringa é uma planta que tem origem na Índia, o seu nome científico é Moringa Oleífera e está dentro da espécie Moringácea. Com o crescimento veloz, essa planta pode alcançar três metros em apenas um ano, e ela nasce em ambientes difíceis como os desertos.

O diferencial dessa planta, fora as suas propriedades constitucionais, é que dela tudo é aproveitado: folhas, vagem, semente, raiz e flor.

Inclusive é muito comum adicionar as folhas da moringa na alimentação de animais herbívoros como porcos e vacas, evitando também que os animais adoeçam com facilidade.

COMO USAR MORINGA OLEÍFERA

A moringa hoje é usada para fins cosméticos, para a complementação alimentar, tratamento de doenças e patógenos, e no tratamento de esgotos e de água potável.

Inclusive ela serve como base de um cronograma alimentar para países de baixo desenvolvimento e altos índices de fome, como parte do continente africano e países como a Filipinas, na Ásia.

Ela pode ser usada de diversas formas; vamos separar entre duas partes as que não têm finalidade nutricional, e as que estão voltadas para a saúde.

MORINGA OLEÍFERA COMO COMÉSTICO

A semente da moringa emana um óleo que é usado para aplicação na pele e nos cabelos, deixando-os mais fortes, hidratados e diminui a queda. A farinha da semente também é usada para o cabelo, onde ela é posta no coro cabeludo e funciona como anti-resíduo, uma limpeza profunda no couro cabeludo, melhorando o crescimento e a nutrição das madeixas.

Para a pele, a moringa ajuda na cicatrização, super hidratação, antisséptico e antibacteriano e antifúngico, servindo para amenizar marcas de expressão rugas, e até micoses.

MORINGA OLEÍFERA PARA NUTRIÇÃO

A moringa possui cerca de noventa e dois nutrientes, em média de dezoito aminoácidos, no quais nove deles, ou seja, a metade, o nosso corpo não produz, além de aminoácidos (mais de quinze) e trinta e seis substâncias que funcionam como anti-inflamatórios.

Está incluso no tratamento de doenças inflamatórias, reumáticas, neurológicas, cancerígenas, cardiorrespiratórios, dermatológicos, ósseos, e outros. Vamos detalhar alguns desses benefícios.

Moringa Planta Milagrosa

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE QUE A MORINGA OLEÍFERA TRAZ

A moringa está presente no combate e na prevenção de diversas doenças, confira alguns desses benefícios:

COMBATE E PREVENÇÃO DE CÂNCER

Pesquisas feitas pela Universidade da Carolina do Sul, nos EUA, mostraram que a moringa pode ser uma arma na luta contra o câncer, inibindo e reduzindo a proliferação das células cancerígenas.

Isso por que a moringa possui Kaempferol que evita a propagação do câncer, Ramnetina que mata as células que contém câncer, em especifico no câncer da próstata, e a Isoquertecina que também inibe o câncer na bexiga.

Eles são antioxidantes que são encontrados em outros alimentos, o diferencial é que na moringa você encontra os três e em grandes quantidades.

TRATAMENTO DE INFLAMAÇÕES

A moringa também possui uma quantidade enorme de substancias anti-inflamatórias, cerca de 36 delas. O que reduz uma gama de doenças e seus sintomas, como a úlcera no estômago, pancreatite, diabetes, problemas nos ossos e afins.

Os ácidos fenólicos, flavonoides, isotiacianatos são os responsáveis por essa ação.

TRATAMENTO DE DIABETES

Para o tratamento da diabetes a moringa auxilia por ter componentes como o ácido oleico em grandes quantidades, assim como a vitamina A que auxilia na produção da insulina e a vitamina C que ajuda no funcionamento do pâncreas que está interligado com a produção da insulina para o corpo.

Outras vitaminas são a D, B1, B2 e B12, além dos minerais como o potássio e as proteínas, fazendo assim o controle dos índices glicêmicos no sangue.

CONTRA O ENVELHECIMENTO

Uma das vantagens do consumo da moringa é o seu alto teor de Zeatina, esse hormônio que o nosso corpo não produz é uma substância que ajuda na reconstrução no aumento da produção de células, assim deixa a pele com um aspecto mais jovial, pois à medida que as células morrem, rapidamente surgem novas.

Há presente na moringa antioxidante que eliminam os radicais livres, auxiliando também na preservação das células da pele.

EMAGRECIMENTO E OBESIDADE

A moringa possui diversos nutrientes que dão uma sensação de saciedade prolongada, evitando que você coma a todos os instantes, ajudando a amenizar a abstinência por açúcar, que é fundamental para obesos compulsivos.

Os nutrientes trabalham em conjunto para o bom funcionamento metabólico, levando a uma maior queima de calorias, além de conter uma boa quantidade de fibras, e gordura boa.

Além de tudo, ela possui versatilidade, pois a moringa oleífera pode ser consumida inteira, das folhas à raiz, adicionadas nas saladas, chás, refeições, mel e outros.

Moringa Oleífera Planta

TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO ALZHEIMER

Por sua boa quantidade de antioxidantes, uma suplementação diária com a moringa pode prevenir, retardar e amenizar os efeitos do Alzheimer em doentes e em pessoas que tem predisposição genética em adquiri-la.

Assim que já está doente, essa quantidade de antioxidantes reduz a deterioração das células, evitando um agravamento do quadro. Para os que apenas apresentam predisposição, pode adiar os efeitos da doença ou até evitar.

ANTIBACTERIANO, ANTIFÚNGICO E ANTIMICROBIANO

Possui uma proteção contra as bactérias que ajudam o corpo a se proteger contra doenças, aumentando também o sistema imunológico; a ação antimicrobiana auxilia na prevenção e combate de patógenos que adquirimos através da ingestão de alimentos, como por exemplo, a Salmonela.

Assim como substâncias antifúngicas, evitando a propagação e o crescimento de fungos.

REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

Por sua taxa de potássio e de vitamina C, a moringa pode auxiliar no controle da pressão arterial. Isso porque o potássio inibe os efeitos do sódio, expelindo-o pela urina, e a vitamina C está interligada com a pressão sanguínea.

Além de possuir niaziminin e isotiocianato que evita que as artérias fiquem mais espessas facilitando assim a passagem do sangue por elas.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Com a sua alta carga nutritiva, a moringa permite um fortalecimento do sistema de imunidade, sendo excelente para pessoas que possuem problemas de baixa imunidade.
Evitando assim vários tipos de doenças, incluindo os resfriados.

Essas são algumas das finalidades que hoje a ciência já comprova e tornam a moringa número um em tratamentos da medicina natural.

COMO É REALIZADO O CONSUMO DA MORINGA OLEÍFERA?

Como tudo da moringa pode ser consumo, há diversas formas que você pode adicionar a moringa na sua alimentação diária, trazendo assim diversos benefícios para a sua saúde e o seu corpo.

SEMENTE

Pode ser consumida de diversas formas; entre elas, o óleo que é extraído da semente, e que é riquíssimo em gordura boa sendo comparável ao azeite de oliva extra virgem. E pode ser consumido como o mesmo, despejando-o em cima das refeições e principalmente nas saladas.

Da semente sai também o pó da moringa, no qual pode ser adicionadas em shakes, sucos, saladas e iogurtes.
A semente pura pode ser adicionada ao um copo de água quente com sal, após uns minutos de repouso pode ser coado e ingerido.

VAGEM

A vagem da moringa é consumida como a vagem comum de feijão, cozida a vapor ou na água e adicionada às saladas e outras refeições. Encontrarmos a vagem no Brasil é difícil e pode ter um preço bem salgado.

FOLHAS

As folhas, assim como a semente, possuem a sua versão em pó, a qual pode ser utilizada da mesma forma, adicionando-se uma colher de sopa por cima das saladas, dos sucos e shakes.

Com as folhas podem ser feitas infusões para o consumo diário, ou mesmo ser levemente cozidas e adicionadas como complemento da salada e em sanduíches.

O consumo do chá da moringa deve ser administrado com cuidado e com poucas doses.

FLORES

Assim como as folhas, a flor da moringa oleífera pode ser consumida nas saladas após um pequeno tempo de cozimento, para não perder os nutrientes.

RAIZ

A raiz possui um sabor um pouco apimentado, similar ao açafrão. Pode ser cozida e utilizada em saladas ou como a complementação de uma refeição.

Outra forma de consumir a moringa é com a sua versão em cápsulas, onde os principais nutrientes dela são armazenados de maneira concentrada em cápsulas que devem ser consumidas diariamente.

CONTRA INDICAÇÕES

A moringa é uma planta incrível e merece a nomeação de planta milagrosa, porém ela pode ser prejudicial se for consumida de maneira irresponsável e excessivamente.

Uma planta com tantas propriedades, se ingerida demasiado, pode causar um efeito reverso, como por exemplo, lesionar o fígado. Isso ocorre pela sua quantidade de antioxidantes. Outro fator perigoso é o excesso de cálcio, que pode acabar causando cálculo renal.

Pode também levar ao excesso de glóbulos vermelhos e quedas bruscas nos índices glicêmicos, devido às suas substancias que regulam o açúcar e do ferro e que aumentam a produção dos glóbulos brancos.

O conhecimento popular diz que tudo em excesso é veneno, o que é uma verdade. Até mesmo uma das maiores bênçãos da natureza pode se tornar tóxico caso seja ingerida de maneira irresponsável e inconsequente.

A melhor maneira de consumir a moringa sem perder os seus nutrientes (caso dos chás e fervuras, pois devido o contato com a água a planta perde diversos nutrientes), e sem auto dosagem, em quantidades benéficas à saúde, é o consumo de cápsulas, com o melhor que a moringa tem para oferecer.

MORINGA CAPS

A Moringa Caps é uma suplementação diária feita com a moringa oleífera, que você pode tomar tranquilamente, sem medos de acabar se prejudicando com as quantidades abusivas de substâncias.

Assim com apenas um comprimido diário você consegue conciliar e usufruir de todos os benefícios que a moringa possui, melhorando a sua disposição, saúde, livrando-se das dores, e ainda adquirindo uma pele de bebê.

A Moringa Caps possui o selo da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o que significa que essa cápsula passou por uma série de testes em laboratório, para assim ser utilizada por você, além de confirmar a garantia e segurança do produto que você estará adquirindo.

Uma vantagem que você vai encontrar ao adquirir a Moringa Caps é o seu preço. Isso por que, diferente das suplementações americanas à base de moringa que chega ao Brasil, a Moringa Caps possui uma plantação própria aqui em terras tupiniquins, que foi desenvolvida especialmente para a manipulação das capsulas.

Ter um cultivo próprio já dá uma bela redução do custo final do produto. E tem mais: a Moringa Caps mesmo com uma plantação no Brasil aderiu às técnicas de encapsulamento americanas, com o material e laboratório tão modernos quanto os do exterior.

Quer dar uma melhoria considerável na sua saúde, sem gastar muito? Então a Moringa Caps é a solução ideal para você!

MORINGA OLEÍFERA A PLANTA MILAGROSA

Parece até história da Carochinha, uma planta ter tantos valores nutricionais. Porém, são diversos estudos por todo o mundo que comprovam a veracidade e a funcionalidade da Moringa Oleífera para a saúde e outras finalidades.

Por isso hoje ela é a queridinha dos nutricionistas e dos tratamentos à base de ervas naturais. E apesar de ser considerada excepcional no mundo todo, a moringa Oleífera ainda é escassa no Brasil, sendo necessário muitas das vezes apelar para a importação dos produtos.

Porém isso pode ser questão de escolha e vontade de pagar mais caro, pois a Moringa Caps é uma suplementação 100% brasileira que usa a mesma tecnologia do exterior, levando ao consumidor um preço mais acessível do que ele encontraria fora.

Melhorar a sua saúde, dar um adeus definitivo para as dores, principalmente as ósseas e causadas por inflamações, poder blindar o seu corpo das mais diversas enfermidades, tudo isso é possível apenas com uma única dose diária de Moringa Caps.

Venha conhecer a Moringa Caps e testemunhar como tantos outros os seus inúmeros benefícios e sua mudança na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on tumblr
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on tumblr