Ovulação e fertilidade – Passo a passo

Ovulação e fertilidade - Passo a passo

Quando você começa a tentar engravidar, é importante entender a ovulação, quando ela acontece e como você pode aumentar suas chances de engravidar e correr para uma loja de roupa infantil fazer o enxoval.

O que é a ovulação?

A ovulação faz parte do ciclo menstrual feminino . Um óvulo é liberado de um ovário e se move ao longo de uma trompa de Falópio em direção ao seu útero.

Quando acontece a ovulação?

A ovulação geralmente acontece uma vez por mês, cerca de duas semanas antes da próxima menstruação. A ovulação pode durar de 16 a 32 horas.

A ovulação não acontece se você é:

  • na pílula anticoncepcional;
  • grávida;
  • pós-menopausa;
  • Ovulação e gravidez.

É possível engravidar nos cinco dias antes da ovulação e no dia da ovulação, mas é mais provável nos três dias que antecedem e incluem a ovulação. Uma vez que o ovo é liberado, ele sobreviverá por até 24 horas. Se o esperma atingir o óvulo durante esse período, você poderá engravidar.

Como você sabe quando está ovulando?

Ovulação e fertilidade - Passo a passo

Se você tem ciclos menstruais regulares, é provável que esteja ovulando a cada mês.

Leia Também:  Moringa Oleífera: onde encontrar?

Quando você está ovulando, você pode notar:

  1. seu corrimento vaginal ou muco é liso e escorregadio (como clara de ovo)
  2. dor abdominal , muitas vezes em um lado da barriga
  3. sintomas pré-menstruais (por exemplo, aumento e sensibilidade mamária , distensão abdominal e mau humor).

Kits de previsão de ovulação

Você pode usar um kit de previsão de ovulação para prever quando é mais provável que você seja fértil . A maioria dos kits funciona medindo o nível de hormônio luteinizante (LH) em sua urina. Um resultado positivo significa que você provavelmente ovulará nas próximas 24 a 36 horas.

Calculadoras de ovulação

Esta calculadora de ovulação ou calendário de ovulação pode ajudá-lo a calcular seu período mais fértil. Estes são os dias em que você tem mais chances de engravidar. Ele também pode estimar sua data de vencimento se você engravidar durante seus próximos dias férteis. Sua fertilidade tem uma calculadora fácil de usar .

Por que você pode não ovular regularmente

Algumas mulheres não ovulam regularmente. Isso é comum nos primeiros dois a três anos após o início da menstruação e durante a preparação para a menopausa.

Algumas condições, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e amenorreia (quando a menstruação para devido a exercícios excessivos ou distúrbios alimentares) podem causar ovulação irregular. Mulheres com certas condições hormonais não ovulam.

Leia Também:  Moringa: para que serve?

Testes para verificar se você está ovulando

Você pode pedir ao seu médico um exame médico para garantir que você está ovulando. Por exemplo, um exame de sangue que verifica a progesterona – um certo nível de progesterona significa que a ovulação ocorreu.

Comprimidos e injeções

Se você não está ovulando regularmente, comprimidos e injeções podem aumentar os hormônios que controlam a ovulação. A dose da medicação deve ser cuidadosamente controlada para reduzir a chance de uma gravidez múltipla.

Melhore suas chances de ovulação

Existem muitas maneiras de melhorar suas chances de ovulação.

Por exemplo, você pode:

  • manter um peso saudável comendo refeições regulares e bem balanceadas;
  • exercite-se regularmente – mas evite exercícios excessivos;
  • gerencie seus níveis de estresse com técnicas de relaxamento ou atenção plena.

Deixe um comentário