Como cultivar e cuidar de lírios da paz

Como cultivar e cuidar de lírios da paz

O lírio da paz, também conhecido como flor de espata ou planta de velas brancas, é o nome comum de várias espécies do gênero Spathiphyllum.

É uma das plantas domésticas mais populares e por um bom motivo: este espécime atraente e amante da sombra é uma adição elegante e aromática à sua coleção de plantas domésticas, depois das mudanças sp.

Os lírios da paz jovens levam entre três e cinco anos para atingir a maturidade, crescendo folhagem verde escura e produzindo suas flores brancas em pouco mais de um ano.

O que parece ser uma flor perfumada – a grande pétala branca em forma de folha vertical – é na verdade uma grande espata. Este pico grosso abriga muitas flores minúsculas que podem crescer até 6 polegadas de comprimento e 4 polegadas de largura.

Tanto a espata quanto a espádice (a haste interna saliente) fazem um excelente trabalho na purificação do ar circundante, que é uma das muitas razões pelas quais os lírios da paz são uma ótima opção para crescer como plantas de interior.

Como essa espécie é tóxica, é melhor cultivar o lírio da paz fora do alcance de crianças e animais de estimação.

  • Nome Botânico: Spathiphyllum
  • Nome comum: lírio da paz, flor de espata, planta de velas brancas
  • Tipo de planta: Evergreen, herbácea perene
  • Tamanho maduro: 1 a 4 pés de altura
  • Exposição solar: Baixa, luz indireta
  • Tipo de solo: Solo para vasos bem drenado
  • pH do solo: 5,0–6,5
  • Toxicidade: Tóxico para humanos e animais de estimação

Cuidados com as plantas

Plante seu lírio da paz interno em um solo para vasos multiuso coberto com musgo esfagno para reter a água. Regue esta planta cerca de uma vez por semana ou quando os 2 centímetros superiores do solo estiverem secos.

Leia Também:  Semente de Moringa: onde encontrar? Para que serve?

Seu lírio da paz pode precisar de regas mais frequentes durante o verão, embora as plantas sejam geralmente fáceis de cuidar e não exijam muito tempo.

As flores atraentes e perfumadas podem durar até seis semanas. Mesmo para os lírios da paz mais saudáveis, essas flores eventualmente mudam de branco para verde pálido.

Se você preferir flores brancas, pode cortá-las assim que ficarem verdes para aproveitar a folhagem de sua planta até que ela floresça novamente.

Como esta espécie é suscetível a pragas, fique sempre atento a escamas, ácaros ou cochonilhas. Limpe as folhas com sabão inseticida ou um cotonete embebido em álcool para remover as pragas, conforme necessário.

Melhores condições de cultivo para lírios da paz

Embora essas plantas sejam uma escolha popular para espaços sombreados, graças aos seus requisitos de pouca luz , seu lírio da paz ainda precisa de luz solar adequada para prosperar.

Como cultivar e cuidar de lírios da paz

A sombra manchada é um ambiente aceitável, mas a luz indireta moderada é melhor (portanto, coloque a sua perto de uma janela voltada para o norte ou leste, se possível).

Se você quiser que seu lírio da paz floresça, ele precisará de um pouco mais de luz. Lembre-se de que um lírio da paz que recebe pelo menos algumas horas de luz brilhante e indireta produzirá mais flores.

Leia Também:  10 coisas simples para torná-lo mais feliz em sua nova casa

Certifique-se de colocar sua planta em uma área sem sol direto, pois a luz intensa pode queimar suas folhas.

Esta espécie prefere regas regulares para se manter saudável. Seu lírio da paz certamente lhe dirá quando é hora de mais água: Conhecida por ser um pouco dramática, se esta planta está com sede, suas folhas começam a murchar rapidamente.

Depois de regadas, elas geralmente se recuperam no mesmo dia e retornam ao seu estado saudável e ereto. Pontas pretas nas folhas também indicam que esta espécie precisa de mais água.

Tipos de lírios da paz

Existem vários tipos comuns de lírios da paz, todos os quais possuem sua assinatura brilhante, sempre-verde e flores brancas. No entanto, todos eles têm hábitos de crescimento ligeiramente diferentes e podem atingir tamanhos muito diferentes.

Por exemplo, a variedade Mauna Loa é conhecida por suas folhas e flores grandes e abundantes, que podem florescer o ano todo. Também pode crescer até 3 a 4 pés de altura.

Para um lírio da paz mais compacto, procure Spathiphyllum wallisii – o único lírio da paz não hibridizado – que cresce apenas 30 cm de altura.

Deixe um comentário